domingo, 29 de julho de 2012

Soroconversão após vacinação para Hepatite B

Lembram que ontem foi o dia da campanha internacional contra a hepatite, não é? Pois bem, precisamos discutir mais sobre um outro assunto, a soroconversão.

A principal medida de prevenção da hepatite B é a imunização através da vacina e a soroconversão é o aparecimento de anticorpos no sangue em consequência dessa vacinação, garantindo assim a proteção

Todo profissional de saúde, incluindo os estudantes, precisam realizar um exame de sangue para pesquisar se realizaram a soroconversão, após as três doses recomendada da vacina contra a hepatite B.

desconhecimento da soroconversão poderá ser um indicativo de risco à doença no caso de um acidente biológico, ou seja, a frequência com que é possível entrar em contato com sangue ou outros materiais biológicos, incluindo exposições percutâneas e mucocutâneas.


Então, vai aí da dica: procurem estar com a vacinação em dia e pesquisem se fizeram a soroconversão...


Não podemos nos expor, porque somos gente cuidando de gente...e a saúde do cuidador também é assunto importante!!!!

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Obesidade em alta

Lendo a Revista Radis do mês de junho, vi uma reportagem declarando que quase metade da população brasileira está acima do peso. A proporção avançou de 42,7% em 2006, para 48,5% em 2011. No mesmo período, o percentual de obesos subiu de 11,4% para 15,8%.

Os dados são da pesquisa Vigilância de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por inquérito Telefônico (Vigitel), que apontou ainda que a dieta do brasileiro é rica em gordura saturada e pobre em frutas e hortaliças



Observa-se na população em geral, e principalmente em jovens em formação profissional (como são os estudantes de enfermagem) mudanças de hábitos alimentares associada a diminuição de atividade física,  causada muitas vezes pelo excesso de atividades acadêmicas

As consequências do desenvolvimento do sobrepeso e da obesidade podem ser condutores/precursores de doenças associadas, como hipertensão, diabetes, doenças cardíacas, entre outras, as quais comprometem a qualidade de vida do futuro Enfermeiro 

Tem um artigo bem legam intitulado "Percepções sobre cuidar de si, promoção da saúde e sobrepeso entre acadêmico de enfermagem" que vale a pena ser lido.

Pra encerrar, deixo aqui a calculadora para cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) - que é um dos parâmetros de avaliação do peso corporal - pra quem quiser já começar a se auto-avaliar
Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm
A saúde do cuidador também é um assunto muito sério!!!

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Dia mundial da Hepatite

No dia 28/7/12 (exatamente no próximo sábado), a Organização Mundial da Saúde (OMS) celebra o dia mundial da Hepatite, que tem como objetivo promover a conscientização sobre as hepatites virais e disseminar o conhecimento sobre essas doenças.

Os vírus A,B,C,D e E da hepatite causam infecções/inflamações  agudas e crônicas no fígado o que pode levar a outras doenças mais graves como cirrose e câncer. Estes vírus representam um enorme risco para a saúde global, uma vez que existem cerca de 240 milhões de pessoas cronicamente infectadas com hepatite B e cerca de 150 milhões de pessoas cronicamente infectadas pelo vírus da hepatite C (OMS, 2012)


Vamos fazer a nossa parte e orientar o máximo de pessoas possíveis!!!

domingo, 22 de julho de 2012

Fique por dentro: O maior hospital do mundo

Ele se chama Hospital Chris Hani Baragwanath e ocupa uma área de  173 hectares ( só pra lembrar 1 hectare é igual a 10000 metros quadrados), com 3 200 camas e 6 760 funcionários (é gente que não acaba mais)
O hospital fica na área de Soweto, na África do Sul




Mais de dois mil pacientes vão para o hospital diariamente e quase metade deles são portadores do HIV (vírus da imunodeficiência humana)

sábado, 21 de julho de 2012

Contenção mecânica: ação de enfermagem?

A contenção física envolve a técnica de restrição dos movimentos do corpo do paciente, restringindo sua habilidade em se mover quando esse oferece perigo para si e para terceiros, por meio de dispositivos mecânicos ou manuais.

Por isso deve ser utilizada com intuito terapêutico, e não um ato agressivo, desumano, antiético e grosseiro de "amarrar pessoas".



Existem outras estratégias que devem ser tentadas anteriormente às medidas restritivas: inicialmente a abordagem verbal pela comunicação terapêutica e, posteriormente, a contenção química prescrita pela equipe médica.

E a contenção mecânica também necessita de prescrição médica????

A Resolução 427, de 7 de maio de 2012 do Conselho Federal de Enfermagem, normatizou os procedimentos da enfermagem no emprego da contenção mecânica, onde deixa claro que deverá ser empregada quando for o único meio disponível para prevenir dano imediato ao paciente ou a terceiros, não deve ser prolongada desnecessariamente e afirma ser necessário monitoramento do nível de consciência, dados vitais e condições de pele e circulação nos locais e membros contidos, com regularidade nunca superior a 1 hora


ARAUJO, E. M.; et al. Inquérito sobre o uso de contenção física em um hospital psiquiátrico de grande porte no Rio de Janeiro. J Bras Psiquiatr. v.59, n.2, p.94-98. Rio de Janeiro, 2010. 
PAES, M. R. et al. Contenção física em hospital psiquiátrico e a prática da enfermagem. Rev. enferm. UERJ. v. 17, n. 4, p. 479-84, 2009.

Mensagem do Conselho Federal

Pensei muito sobre o que escreveria no primeiro post desse blog (o qual eu acredito muito em suas potencialidades)...e resolvi colocar aqui o vídeo criado pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) em homenagem a Semana da Enfermagem


 


 Sintam-se todos bem-vindos a compartilhar neste espaço virtual tudo o que queiram sobre a Enfermagem!!!