sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Jogo interativo no combate ao tabagismo

Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) criou um jogo on line com o objetivo de conscientizar as crianças e jovens sobre os malefícios causados pelo cigarro. 

A ideia do jogo surgiu durante a campanha “Fumar faz mal pra você, faz mal para planeta” para dar continuidade às ações de prevenção e combate ao tabagismo do Inca e chamar a atenção dos jovens de uma maneira lúdica e atrativa

Gostou??? Então  Acesse o jogo e aprenda se divertindo!!!

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Morte encefálica

A morte encefálica é a definição legal de morte e define-se como  uma completa e irreversível parada de todas as funções encefálicas, substituindo o conceito da cessação irreversível das funções cardíaca e respiratória

A Bahia é um dos piores em índice de autorização para doação de órgãos, como já discutimos nesse post 

A equipe de Bárbara, Gildete, Marlene, Priscila Alves e Taíse Lago realizaram uma pesquisa com o objetivo de levantar o conhecimento de uma população leiga do Recôncavo Baiano sobre a morte encefálica e a possibilidade de doação de órgãos.

Foram entrevistadas 45 pessoas, entre homens (24%) e mulheres (76%), com idade variando entre 17 e 72 anos.

60% dos entrevistados conseguiram definir corretamente a morte encefálica; 53% afirmaram que para ser doador de órgãos é necessário comunicar a família; 71% afirmaram que o ato de doar órgãos/tecido pode acontecer entre vivos e pós-morte

91% afirmaram concordar com o processo de doação de órgãos, motivados pela possibilidade de salvar vidas (63%) contudo, 73% destes nunca conversaram com a família sobre esse desejo.

Este é um assunto bastante polêmico entre os leigos e os profissionais de saúde...queremos salvar vidas, mas nos omitimos, não discutimos isso em família, negamos a doação diate da morte de um ente querido. Desse modo, ainda temos muito a avançar no Brasil com relação  a doação de órgãos

Quer saber mais, continue lendo aqui




terça-feira, 25 de dezembro de 2012

FELIZ NATAL

MAIS UM ANO SE ENCERRA, E FAÇO UM BALANÇO POSITIVO...OBRIGADA A TODOS QUE PASSARAM POR ESSE CANTINHO, OBRIGADA POR TEREM INTERAGIDO, PARTICIPADO, CONTRIBUÍDO...

BOM NATAL E VAMOS CONTINUAR POR AQUI....




Então é Natal, e o que você fez?
O ano termina, e nasce outra vez
Então é Natal, a festa Cristã
Do velho e do novo, do amor como um todo
Então bom Natal, e um ano novo também
Que seja feliz quem, souber o que é o bem



quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

O dia das defesas

Na última segunda, meus orientandos apresentaram seus trabalhos de conclusão de curso para obtenção do título de Bacharéis em Enfermagem

E entre choros e risos, tudo acabou muito bem!!!

Que Deus os ilumine nessa nova caminhada e contem sempre comigo...nos vemos na formatura!!!

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

ONU promove concurso de vídeos educacionais

A Organização das Nações Unidas (ONU)  está promovendo o Festival Internacional de Vídeos Educativos sobre desenvolvimento sustentável e educaçãocom as inscrições abertas até 15 de março de 2013 . 


Os vídeos devem ter entre 3 e 20 minutos, ser originais e podem assumir a forma de documentário, ficção ou animação. As gravações podem ser em qualquer idioma, mas precisam incluir legendas em inglês e espanhol.Os prêmios vão de 10 mil a 20 mil dólares.


Os três melhores trabalhos serão exibidos no Festival Internacional de Vídeos Educacionais, que será realizado em Buenos Aires entre 12 e 14 de junho de 2013. Outros notáveis vídeos enviados para o concurso também poderão ser exibidos no festival.
Todos os vídeos enviados para o concurso/festival serão doados para criar uma videoteca sobre desenvolvimento sustentável.
Para mais informações: http://www.festival-fce.org.ar/

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Aberto processo seletivo para Residência Multiprofissional

A Comissão Estadual de Residência Multiprofissional e em Área Profissional de Saúde (CEREMAPS) abriu inscrições para o Processo Seletivo Unificado, para ingresso nos Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde. As inscrições estão sendo realizadas através do site www.consultec.com.br, até o dia 26/12/2012.


A Seleção será feita através de uma Prova de Conhecimentos e da Avaliação do Currículo Lattes. 

O processo seletivo contempla as seguintes áreas profissionais: Formação Integrada Multiprofissional em Saúde, Formação Multiprofissional em Saúde da Família, Fisioterapia Hospitalar com ênfase em Terapia Intensiva, Fisioterapia Hospitalar Neonatal e Pediátrica, Enfermagem Intensiva, Enfermagem Obstétrica, Psicologia Clínica e Saúde Mental,Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, Nutrição Clínica, Nutrição Clínica com ênfase em Pediatria e Terapia Intensiva, Clínica Médica de Carnívoros Domésticos, Cirurgia de Carnívoros Domésticos, Patologia Clínica Veterinária, Patologia Veterinária, Clínica Médica de Ruminantes e Equídeos, Formação Multiprofissional de Atenção à Saúde e Multiprofissional em Terapia Intensiva.

Serão concedidas pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Ministério da Saúde e Ministério da Educação, bolsas de estudo no valor de R$ 2.384,82 durante o período da residência

Muitas faculdades renomadas possuem vagas para a enfermagem, incluindo a UNEB, UFBA, FAMAM, Escola Baiana de medicina e saúde pública, UNIVASF...portanto, não percam tempo, inscrevam-se e estudem!!!

Clique aqui para ler o edital

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Vamos pensar!!!

Sei que já estamos em clima de férias, mas vou deixar aqui um teste para estimular a reflexão e a tomada de decisões diante de um paciente com ITU (infecção do trato urinário)

É só clicar na figura...


domingo, 9 de dezembro de 2012

Último dia de aula

As férias já se aproximam, e no último dia de aula, com as apresentações dos estudos de caso, tivemos discussões científicas, fotos e muita comida!!!


















Já tô com saudade de vocês!!!!

Mais história de superação

Joaquim Barbosa nasceu em Paracatu, noroeste de Minas Gerais. É o primogênito de oito filhos. Pai pedreiro e mãe dona de casa, passou a ser arrimo de família quando estes se separaram.


Sempre gostou de ler e perdia noites e noites sobre os livros, seus companheiros inseparáveis.Ele conta que uma das piores lembranças da infância foi o ano em que ficou longe da escola porque a diretora baixou uma norma cobrando mensalidade. No ano seguinte, a exigência caiu e ele voltou à sala de aula. Estudar era sua vida e conhecer o mundo o seu sonho. Adorava aprender outras línguas.


Aos 16 anos, no início da década de 1970, foi sozinho para Brasília para tentar mudar de vida...foi trabalhar de faxineiro no Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal e dividia o tempo entre os bancos escolares e a faxina.

Um dia, cantava uma canção em inglês enquanto limpava o banheiro do TRE. Naquele momento, um diretor do tribunal entrou e achou curioso uma pessoa da faxina ter fluência em outro idioma. A estranheza se transformou em admiração e, na prática, abriu caminho para outras funções.

Posteriormente arranjou emprego na gráfica do Correio Braziliense e terminou o segundo grau, sempre estudando em colégio público. Depois foi aprovado no vestibular de direito da Universidade de Brasília, sendo o único negro na faculdade. Em seguida, obteve seu mestrado em Direito do Estado

Prestou concurso público para procurador da República, e foi aprovado. Licenciou-se do cargo, foi estudar na França, por quatro anos, tendo obtido seu mestrado em Direito Público pela Universidade de Paris-II em 1990 e seu doutorado em Direito Público em 1993.  

Fez estudos complementares de idiomas estrangeiros no Brasil, na Inglaterra, nos Estados Unidos, na Áustria e na Alemanha. É fluente em francês, inglês, alemão e espanhol. Toca piano e violino 

Em 2003 foi indicado para ministro da justiça do Supremo Tribunal Federal, e no dia  22/11 foi empossado como presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça.


O que vocês acham de mais essa história???

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Ressucitação após 80min de parada cardíaca


Um britânico de 60 anos foi ressuscitado por médicos após um ataque cardíaco que fez seu coração parar de bater por quase 1 hora e meia, de acordo com a imprensa britânica. O caso aconteceu em maio deste ano em Northampton, no Reino Unido.
O mecânico John Thomson começou a sentir fortes dores no peito e chamou uma equipe de resgate até sua casa. Durante o atendimento, o paciente teve um ataque cardíaco e obrigou sua remoção imediata para um hospital.
Os paramédicos tiveram que trabalhar por mais de meia hora para tentar reanimar John, aplicando mais de 50 choques elétricos no peito do paciente até a chegada da ambulância ao Hospital Geral de Northampton.
No centro médico, ele foi levado para a mesa de cirurgia com um quadro considerado "clinicamente morto". 
A equipe médica envolvida no resgate não desistiu e realizou um procedimento cirúrgico urgente, com a aplicação de dois stents (próteses metálicas usadas para desobstruir artérias do coração). Durante a cirurgia, o sangue foi bombeado artificialmente para que a circulação fosse mantida.
Após desobstruir o vaso sanguíneo, que causou a parada cardíaca, foi administrado um novo choque elétrico, que fez o coração voltar a bater, 80 minutos após o infarto. John passou nove dias em coma induzido, e hipotermia terapêutica, para evitar possíveis danos cerebrais causados pela falta de oxigênio.
Nossa!!!!Que reanimação longa e cansativa, porém super produtiva!!!!
Pra quem quiser ler mais sobre a reanimação cardiorrespiratória, aí vai a última diretriz de 2010 


domingo, 2 de dezembro de 2012

Adesão ao tratamento da hipertensão

A hipertensão, junto com o tabagismo, diabetes e dislipidemia, constitui-se em importante fator de risco para as doenças cardiovasculares.

A baixa adesão ao tratamento anti-hipertensivo constitui-se em um grande problema de saúde pública e pensando nisso, a equipe de Daniela, Glêidissan (Gêu), Laiz, Lorena e Tânia realizaram uma pesquisa com o objetivo de investigar o grau de adesão a esta terapia numa população do recôncavo baiano


A adesão é entendida como o comportamento do indivíduo, em termos de tomar os medicamentos, seguir a dieta, realizar mudanças no estilo de vida e comparecer as consultas médicas, coincidindo com o aconselhamento do profissional de saúde

Foram entrevistados 37 pessoas, onde 68% eram mulheres, com média de idade de 45 anos, 44% com ensino médio completo, 35% possuem diagnóstico de hipertensão entre 1 e 5 anos. O captopril e a hidroclorotiazida foram os medicamentos mais presentes na terapêutica medicamentosa utilizada.

Para avaliar a adesão ao tratamento foi utilizado o teste de Morisky-Green que é formado pelas questões: 1)você, alguma vez, esquece de tomar seu remédio? 2) você, às vezes, é descuidado quanto ao horário de tomar seu remédio? 3) quando você se sente bem, alguma vez, você deixa de tomar o remédio? 4) quando você se sente mal com o remédio, às vezes, deixa de tomá-lo? 

De acordo com o protocolo do teste de Morisky-Green considera-se aderente ao tratamento o paciente que obtém pontuação máxima de 4 pontos e não aderente o que obtém 3 pontos ou menos. Neste estudo foi encontrado 51% dos sujeitos aderentes a terapêutica (maior adesão das mulheres)