sexta-feira, 24 de maio de 2013

Diálogos com saúde

O Projeto Diálogos com Saúde, do Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery (MuNEAN), continua durante o mês de junho com atividades muito interessantes para os estudantes e profissionais da enfermagem

Confiram abaixo!!!


terça-feira, 21 de maio de 2013

CONTIC Saúde

No período de 5 a 7 de agosto, em Ribeirão Preto, acontecerá a edição 2013 do ConTIC-Saúde.



Este espaço de discussão e intercâmbio de alunos e profissionais da saúde e áreas afins dedica-se à interface das vertentes da tecnologia e da humanização. Contempla as TICS - Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde nos cenários de ensino, prática profissional, pesquisa e inovação e aponta caminhos para a humanização do cuidado, desenvolvimento de competências na formação e no acolhimento em saúde, bem como para implicações ético-legais nesses contextos.


Para envio de trabalho a data limite é 17/6, para maiores informações clique aqui

sábado, 18 de maio de 2013

Jogo online: Eletrocardiograma

Meninos e meninas,

achei um jogo online super interessante!!! É sobre o eletrocardiograma... primeiro ele ensina os ritmos cardíacos e depois testa seus conhecimentos

Tentem,é aprender e se divertir!!!!


terça-feira, 14 de maio de 2013

Enfermagem Revista

O Conselho Regional de São Paulo publica a Revista Enfermagem com assuntos bastante interesantes

Segue a edição de agosto/2012 que teve como assunto de capa o transplante

Clique na imagem 

DIA INTERNACIONAL DO ENFERMEIRO

Mesmo atrasada, gostaria de deixar aqui registrado o meu orgulho em ser enfermeira e de compartilhar essa profissão com minha irmã caçula.

Quero desejar ainda aos meus alunos, a todos os outros alunos de enfermagem e aos meus muitos colegas de profissão muitos anos de conquistas profissionais e de felicidade e orgulho por sermos cuidadores!!!!




sábado, 11 de maio de 2013

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Café Científico

Hoje tô cheia de inspiração, então esse será meu terceiro post numa única manhã!!! kkkkk!!!

E esta é mais uma dica bem legal: Café Científico para tratar da emergência e reemergência de doenças em tempos de transição demográfica e alterações ambientais


Acontecerá no dia 10 de Maio, as 18:00h, no Auditório da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Biblioteca dos Barris), Rua General Labatut, 27, Barris, Salvador-BA.

Revista Interface


A Revista Interface prorrogou o prazo de submissão até 31 de maio de 2013!


A Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP), em parceria com a Revista Interface:Comunicação, Saúde, Educação, convida pesquisadores, acadêmicos, professores, gestores, trabalhadores e usuários do SUS que contribuem para o desenvolvimento das políticas públicas de saúde, a participar do  Suplemento Temático da Interface sobre "Educação Popular em Saúde no Sistema Único de Saúde". 

Para submissão os manuscritos devem abordar o tema "Educação Popular em Saúde no Sistema Único de Saúde" e atender as normas para publicação da Interface em suas diferentes sessões, conforme disponível no endereço, aqui

É uma ótima oportunidade!!!!

E aí, o que você acha?


Homem de 65 anos foi internado na emergência com intensa dispnéia. O mesmo refere que a falta de ar foi piorando antes presente apenas ao exercício e agora até em repouso, nos últimos 5 meses.Nas últimas duas semanas notou inchaço nas pernas.

Há quatro anos um ecocardiograma mostrou fração de ejeção diminuída, dilatação significativa do ventrículo esquerdo e diagnosticou-se doenças de Chagas. A cintilografia de perfusão realizada há 1 mês foi negativa para isquemia porém confirmou a cardiomegalia e a baixa fração de ejeção. 

Na manhã seguinte após a internação, após urinar 2,5l durante a noite com furosemida endovenosa, apresentava-se melhor. Ao exame físico o pulso é de 90bat/min e PA 110x70mmHg, estase jugular bilateral, pulmões limpos, hepatomegalia dolorosa, edema em membros inferiores, coração com ausculta rítmica porém com sopro de regurgitação mitral.

O que deve estar acontecendo com esse paciente? Provavelmente, porque ele desenvolveu essa regurgitação mitral?


terça-feira, 7 de maio de 2013

74ª Semana Brasileira de Enfermagem-Concurso de redação


Está acontecendo um concurso de melhor redação sobre o tema da 74ª Semana Brasileira de Enfermagem: "Consciência Profissional e o Cuidado com a Vida"

São três as categorias de inscritos: 1-Estudantes da graduação e formação técnica em enfermagem; 2-Enfermeiras/os; 3-Técnicas/os/auxiliares de enfermagem.

A melhor redação de cada categoria de inscrito será premiada com as passagens aéreas (ida e volta) para o 65º Congresso Brasileiro de Enfermagem, em outubro de 2013, no Rio de Janeiro, além da inscrição no congresso.

As/os vencedoras/es serão anunciadas no seminário em comemoração a 74ª Semana Brasileira de Enfermagem, dia 28 de maio, no Hotel Fiesta, e deverão estar inscitas/os ao evento. Vale ressaltar que a inscrição é gratuita.

Para ver as regras gerais de submissão de trabalho, aqui
Para se inscrever, aqui 



quinta-feira, 2 de maio de 2013

Roda de Conversas: Parto normal após cesárea


A UNEB, através do projeto de extensão Acolhendo a Gestação convida a todos interessados pelo tema, a participarem da Roda de Gestantes Parto Normal Após Cesárea: podemos parir.

Nesta Roda será aberto espaço para reflexão sobre a viabilidade de parto normal após cesárea(s).

O que é VBAC ou PNAC?
VBAC (vaginal birth after cesarean) ou PNAC (parto normal após cesárea) é quando a mulher tem um parto normal após ter tido uma ou mais cesarianas. 

Conseguir um VBAC ou PNAC é possível para a maioria das mulheres. Uma cesárea não é indicativo de outra. É necessário que a mulher tenha: vontade ter um parto normal, uma gravidez saudável de baixo risco, confiança no poder do seu corpo, acompanhamento de uma equipe de saúde competente e que partilhe da mesma opinião.

Várias mulheres tiveram a experiência de terem seus VBAC’s após uma, duas ou três cesáreas. Vamos conversar com essas mulheres, ouvir seus relatos de parto, tirar dúvidas, conhecer os seus bebês e saber como e onde seu parto normal é possível.

Data 10 de maio de 2013
Das 8 às 12h no Auditório do Departamento de Ciências da Vida I
Evento público e gratuito a todos interessados pelo tema.
Contato: Chenia d'Anunciação 71 3117-2461 Email acolhendoagestacao@gmail.com

Gostou? Quer se inscrever? Clique aqui

quarta-feira, 1 de maio de 2013

V Congresso Hospitalar de Emergência e Terapia Intensiva

A Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva (SOBRATI) convida a comunidade emergencista e intensivista para o Congresso Hospitalar de Emergência e Terapia Intensiva, que acontecerá em São Paulo, nos dias 21 a 24 de maio


Mais informações, clique aqui