sábado, 31 de agosto de 2013

Nota de Esclarecimento em relação ao exercício legal da Enfermagem

O sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem esclarecem à população que os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem continuam legalmente amparados para realizar as atividades que cotidianamente desenvolvem na rede de serviços de saúde. Asseguram também a esses profissionais que continuem desenvolvendo suas atividades em conformidade com a Lei n.º 7498/1986 e diretrizes e protocolos do SUS. 
Como é de conhecimento de todos, está em vigor a Lei 12.842 de 10 de julho de 2013 que regulamenta o exercício da medicina no país. Destaca-se que os VETOS promulgados pela Presidência da República e mantidos pelo Congresso Nacional, GARANTEM A continuidade dos inúmeros programas do SUS que funcionam a partir da atuação integrada dos profissionais de saúde, contando, inclusive com a realização do diagnóstico nosológico por profissionais de outras áreas que não a médica. 
É o caso dos programas de controle da malária, tuberculose, hanseníase e doenças sexualmente transmissíveis, dentre outros, a exemplo, dos Programas de Saúde da Criança,da Mulher, do Idoso, de Hipertensão e do Diabetes, Saúde Mental, Câncer de Colo Uterino e Imunização dentre outros. (Presidência do Brasil).
Fonte: Cofen

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Mais acontecimentos científicos

Querendo saber mais é só clicar nos cartazes!!!





Seminário: Normalização do Trabalho Científico

A Academia de Ciências da Bahia (ACB) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) têm o prazer de convidar para o seminário Normalização do Trabalho Científico.
O seminário abordará a qualidade formal dos trabalhos acadêmicos de conclusão de cursos de mestrado e doutorado, bem como as exigências da comunicação científica, diretamente associadas à finalidade das normas brasileiras de documentação e informação de responsabilidade da ABNT.
Coordenação: Edivaldo M. Boaventura
Expositoras:
  • Gismália Mendonça (UNIFACS) – Pesquisa na internet
  • Marta Martinez (FIOCRUZ) – Estilo Vancouver
  • Sônia Vieira (UFBA) – Manual de Estilo Acadêmico
Data: 29 de Agosto, às 09 horas.
Local: Salão Lazareto, Fapesb, Rua Aristides Novis, 203, Colina de São Lázaro, Federação, Salvador-Bahia.
Entrada Gratuita e sem inscrição prévia.
Mais informações: (71) 31167654.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

E aí, o que você acha???

Paciente, 54 anos, admitido no pronto-socorro, na sala de dor torácica, com quadro de dor epigástrica iniciada há aproximadamente 2h, com irradiação para pescoço e sensação de aperto. Refere sudorese e náuseas. Antecedentes de tabagismo 20 maços/ano.

Ao exame físico apresentava-se: eupnéico, orientado, ritmo cardíaco regular e murmúrio vesicular fisiológico sem ruídos adventícios.

Realizou ECG na admissão que evidenciou supredesnivelamento do segmento ST nas derivações DII, DIII e aVF, também observado supra em V7 e V8.

Quais as ações a equipe deve realizar após a realização do ECG de admissão????


quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Cursos


No próximo sábado, dia 24 de agosto, o  Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery (MuNEAN) promove um workshop sobre: "Bomba de Infusão e Dispositivos de Segurança para os Profissionais de Enfermagem”, que será ministrado pela
palestrante Aline Alencar. 

O workshop será realizado das 9h às 12h e o investimento é de R$ 20,00. 

Maiores informações podem ser obtidas  pelo telefone: (71) 3321-3819 e pelo e-mail da recepção: recepcao@munean.com.

Vitória da saúde na manutenção dos vetos pelo Congresso

Depois de intensas manifestações para que os vetos ao Ato Médico realizados pela presidenta da República, Dilma Rousseff, não fossem derrubados, o Congresso Nacional manteve os respectivos vetos à Lei 12.842/2013, inclusive, o que definia ser privativo dos médicos a formulação do diagnóstico e a respectiva prescrição terapêutica, manteve-se dentro dos vetos, numa votação bastante movimentada na madrugada desta quarta-feira.


sexta-feira, 16 de agosto de 2013

PROTOCOLO DE AVC

O semestre começou e tudo voltou a rotina: muitas aulas, muitas dúvidas, muitas discussões, muito tudo

Como estamos falando de pacientes com Acidente vascular cerebral, vou postar hoje o Protocolo de AVC disponibilizado pelo Hospital Albert Einstein...nele, além de uma revisão bem legal e a descrição do protocolo de atendimento, temos ao final um teste básico para checar como anda o conhecimento

Quer experimentar? Clique na figura



segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Dia Nacional de Controle do Colesterol

No dia 08 de agosto de comemora-se o Dia Nacional de Controle do Colesterol, e a Sociedade Brasileira de Cardiologia disponibiliza campanhas temáticas super legais...para que todas as pessoas possam compreender e buscar o autocuidado

Quer conferir? Clique na imagem e veja...

Campanha 2012

 Campanha 2013

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

40 Anos do Cofen



Todos estão convidados para a inauguração da exposição

"40 Anos do Cofen" que será realizada no dia 09 
de Agosto no Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery, às 15h

Endereço do Museu: Rua: Maciel de Cima, nº05 –Pelourinho 




Outra coisa legal, é a programação do projeto Diálogos com Saúde oferecida também no Museu

No próximo dia 10 de agosto, das 9h às 12h, haverá o  curso “Cuidados de enfermagem com cateter venoso de inserção periférica – adulto e pediátrico”, ministrado pela especialista Rívia Figueiredo. A inscrição é R$ 20,00 com certificado.


No dia 17 de agosto, com o curso “A atuação da Enfermagem no serviço de bio imagem”, com Edleuza Lacerda. Fechando o ciclo, no dia 31, terá o curso básico em sala de vacinas, ministrado pelos profissionais Thelma e Washington. 
Maiores informações: recepcao@munean.com ou pelo telefone: 3321-3819.

sábado, 3 de agosto de 2013

SUS: a gente quer inteiro e não pela metade

Mexendo nos meus papéis antigos, me preparando para começar um novo semestre letivo, encontrei a Revista Radis abril/2013, com um título muito provocativo: "SUS: a gente quer inteiro e não pela metade "

Acho esta uma ótima leitura para estudantes, profissinais e usuários desse nosso sistema de saúde

A reportagem começa assim:

"Subfinanciamento, privatização do que é público, controle social enfraquecido e foco na assistência em detrimento do conceito integral e ampliado de saúde são alguns pontos que afastam o sistema de seu projeto original"

Se interessou??? Continue lendo aqui

Não esqueça de comentar depois....

Celular x Câncer

O uso de celulares poode causar câncer segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde). O uso desses aparelhos foi listado como "possivelmente cancerígeno para os seres humanos", na mesma categoria do chumbo, escapamento de motor e clorofórmio. 

A classificação para o uso dos celulares indica que não existem estudos suficientes para concluir que a radiação de celulares é segura, mas há dados suficientes que mostram possível conexão entre o aparelho e a doença, e que consumidores devem ser alertados.

A OMS detectou, com dados até 2004, aumento de 40% no risco de gliomas (tipo maligno de câncer cerebral) entre os usuários mais frequentes de celulares, ou seja, os que utilizam em média 30minutos por dia em um período de dez anos (Fonte: Revista Radis, 2011)