quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Manual Farmacêutico

Para os estudantes da saúde, aí vai um manual farmacêutico super legal construído pelo Hospital Albert Einstein, incluindo medicações com diluições, vacinas, dietas nutricionais, contrastes, antissépticos e muitos mais...

Confiram, é só clicar na figura


domingo, 20 de outubro de 2013

11º Congresso Internacional da Rede Unida

11º Congresso Internacional da Rede Unida, que será realizado de 10 a 13 de abril de 2014, em Fortaleza, no Ceará. Os trabalhos inscritos poderão ser selecionados para diversas atividades, como rodas de conversa, sessões dialogadas de trabalhos, discussões temáticas, távolas e intervenções culturais.

Evento tem como tema “Girar Vida, Políticas e Existências: a delicadeza da Educação e do Trabalho no cotidiano do SUS”.

A submissão de trabalhos vai até 20/11
Inscreva seu trabalho agora mesmo! Acesse:


Esse não quero perder!!!!

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Programa A Cor da Bahia: Curso de Formação para o Acesso à Pós-graduação

O Programa A Cor da Bahia, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas oferece o Curso de Formação para o Acesso à Pós-graduação

Com 45 vagas para graduados ou estudantes concluintes de graduação, que tenham sido beneficiários do sistema de cotas para alunos da rede pública, negros e indígenas, o curso tem como objetivo preparar candidatos/as negros/as e indígenas para a seleção em programas de pós-graduação stricto sensu , em nível de Mestrado.

O curso é resultado do acordo de cooperação entre a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Fundação Carlos Chagas, e tem apoio da Fundação Ford. O projeto envolve dezenas de universidades públicas e privadas do Brasil e tem como objetivo promover a equidade no acesso a pós-graduação para os grupos socialmente vulneráveis na sociedade brasileira e dessa forma democratizar o ingresso também nos cursos de pós-graduação nas universidades públicas brasileira.

Curso: Carga Horária: 180 horas;  Duração: 6 meses
Horário: Sexta-feira, das 18 às 21 horas, e  Sábado, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas

Inscrições até 19 de outubro de 2013

Processo seletivo - Onde? Enviar a documentação requerida no edital para o Programa A Cor da Bahia, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas Estrada de São Lázaro, 197, Salvador – BA, CEP 40.210-730.

E-mail: proequidadeufba@gmail.com

Mais informações: Edital disponível no site do Programa A Cor da Bahia 
www.acordabahia.ufba.br ).

sábado, 12 de outubro de 2013

5ª Feira do livro universitário da UNEB

O evento acontecerá entre os dias 15 e 18 de outubro, de 9 às 16h, no espaço coberto em frente à Biblioteca Central, no Campus I da Universidade, em Salvador.

A Eduneb mantém a proposta de levar as próprias publicações e de algumas associadas – nessa edição, Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba), Editora da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e Editora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) – aos alunos, professores e técnicos da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).


O público terá quatro dias para conhecer e comprar os livros, participar de lançamentos, conhecer e conversar com autores e organizadores, saber mais sobre a editora, as livrarias da UNEB, o processo de produção do livro e como publicar pela Eduneb, além de participar de sorteios de livros.

Alguns dos lançamentos agendados são Educação e contemporaneidade, de Arnoud Soares, Jorge Amado: da ancestralidade à representação dos orixás, de Gildeci Leite, Marujos de primeira viagem: os aprendizes-marinheiros da Bahia (1910-1945), de Raul Barreto, Linguagens, práticas discursivas e sociedade, de Lígia Bulhões, Etnopesquisa e interatividade na formação de professores: saberes docentes em rede, de Solange Nogueira etc.


Mais informações: (71) 3117-5342/5304/5317 -eduneb.ascom@gmail.com

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Ensino com pesquisa: apresentação dos trabalhos

Minhas turminhas de enfermagem (FAMAM e UNEB) deram um show essa semana nas apresentações dos trabalhos...fiquei muito feliz...é bom ver o crescimenot dos alunos, sua busca pelo conhecimento, o desenvolvimento das autonomias e do pensamento crítico.

Pena não ter fotos da UNEB, mas seguem as fotos da FAMAM






sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Concurso Unesco: Dia do Professor 2013

A Unesco está promovendo o “Concurso Dia do Professor 2013”, por meio do linkhttp://bit.ly/prof_2013.

Envie uma foto sua com seu professor ou sua professora, e crie uma legenda para essa imagem, sobre o tema deste ano do Dia Mundial: respeito e valorização dos professores. 

Faça o upload da foto até o dia 13 de outubro de 2013. Os três conjuntos de foto e legenda mais curtidos e mais criativos serão premiados com 1 (um) tablet cada. 

Leia atentamente o regulamento antes de participar do concurso:http://bit.ly/reg_prof_2013.


quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Mais um outubro rosa

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano.

Com o intuito de mudar esse quadro, a Secretária Estadual da Saúde (Sesab), realiza mais uma edição do Programa Estadual Rastreamento do Câncer de Mama, que integra a programação do movimento popular internacional Outubro Rosa.


O Campus I da UNEB, em Salvador, é um dos roteiros da ação, que tem como objetivo realizar mamografias gratuitamente. Uma das unidades móveis do projeto estará disponível na universidade de 3 a 12 de outubro, das 7h às 17h. 

O projeto funciona por meio de três unidades móveis, cada uma com capacidade para realizar 140 exames por dia. O programa não realiza apenas a mamografia, mas contempla todas as etapas de prevenção até a cirurgia e o tratamento quimioterápico e radioterápico.

A iniciativa é voltada para mulheres com mais de 40 anos. Para receber atendimento é necessário apresentar documento oficial com foto e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Além do Campus da UNEB, outra unidade móvel do projeto estará realizando exames no Conjunto Penal Feminino, no bairro da Mata Escura, na Polícia Militar da Bahia, no largo dos Aflitos e no Conselho de Defesa dos Direitos Humanos, no largo da Lapinha, bairro da Liberdade, até o dia 12 e em várias outras localidades até o final de outubro.

Informações: Sesab– tel. (71) 3116-3940.