sexta-feira, 20 de março de 2015

IV SEMANA NACIONAL DO CÉREBRO

 Brain Awareness Week (BAW) é uma campanha global para divulgar os benefícios do estudo do cérebro. A cada ano, no mês de março, universidades, hospitais e outras organizações do mundo todo unem-se durante uma semana para popularizar conhecimentos em neurociências

A Semana do Cérebro está acontecendo desde o dia 16 e encerra dia 22 de Março

Nos dias 21 e 22 de março, a IV Semana Nacional do Cérebro e a primeira no Estado promoverá uma série de atividades no Shopping da Bahia, na Praça Dorival Caymmi, 2º piso. 

O shopping irá receber estandes ocupados com jogos digitais interativos e aparelhos tecnológicos em neurociência, como Estimulação Elétrica Transcraniana, Eletroencefalograma (EEG), Eyetracker (rastreamento de olhar), materiais informativos, entre outros. Além disso, o espaço terá uma área interativa para crianças, com uma equipe de profissionais e estudantes que estarão possibilitando a interação com jogos cognitivos para este público.

Você já pensou em jogar um programa de computador sem utilizar as mãos, teclados ou mouse? O participante da feira vai poder realizar esta façanha utilizando um equipamento de rastreamento de olhar (Eyetracker). Este equipamento permite pessoas com transtornos neurodegenerativos com paralisia possam realizar uma comunicação alternativa estabelecendo diálogo ativo com o seu contexto social. Já o Eletroencefalografia (EEG) vai permitir com que possamos ver o funcionamento do nosso cérebro através da medida de sua atividade elétrica. Ele possui grande valor na investigação de quadros clínicos como epilepsia ou na pesquisa científica. A Estimulação Magnética Transcraniana, por sua vez, é uma técnica inovadora que permite estimular ou inibir áreas específicas do cérebro, relacionadas à depressão, esquizofrenia, disfunções motoras e outras doenças. Tudo isso e muito mais!

No último dia das ações (22), neurocientistas juntamente com o Grupo Canela Fina fará uma apresentação/debate, na sala 7 do cinema UCI, trazendo como tema “Arte e Neurociências: o Poder da música”.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreve aí...