terça-feira, 31 de março de 2015

VOCÊ SABE QUAIS SÃO AS CAUSAS DO INFARTO?

Saiba quais são os fatores que causam infarto e o que é mito, teste seus conhecimentos e previna-se dessa doença.


Clique aqui 


UNEB oferece atendimento fisioterapêutico gratuito para comunidade acadêmica

Projeto de Extensão em Fisioterapia em Ortopedia, Traumatologia e Reumatologia, inicia nesta terça-feira (31) atendimento fisioterapêutico gratuito à comunidade acadêmica.

Vinculado ao Colegiado do Curso de Fisioterapia do Departamento de Ciências da Vida (DCV) do Campus I da UNEB, em Salvador, o projeto tem como público-alvo funcionários e estudantes da Universidade. Entre os serviços ofertados estão tratamento da coluna, eletroterapia, avaliação de sensibilidade do pé diabético e fisioterapia pré e pós-operatória.

Os atendimentos acontecerão sempre às terças-feiras, das 13h30 às 17h30, no auditório do 3º subsolo do DCV II, mediante agendamento de hora marcada.

O projeto de extensão é coordenado pela professora do curso de fisioterapia da UNEB Giovana Figueirôa e conta com a participação de estudantes do sétimo semestre da graduação, que atuam como monitores voluntários.

Agendamento: 3117-5438.

domingo, 29 de março de 2015

Curso: farmacologia clínica do SNC


6ª Corrida do Servidor

Hoje, acordei cedinho para participar da corrida...foi super divertido!!!

Quando souber minha classificação eu informo (espero não ter sido muito ruim)

E vamos seguindo no projeto "33 anos em forma" kkkk!!!!!!!








Primeiro lugar de brincadeirinha!!!!


sexta-feira, 20 de março de 2015

IV SEMANA NACIONAL DO CÉREBRO

 Brain Awareness Week (BAW) é uma campanha global para divulgar os benefícios do estudo do cérebro. A cada ano, no mês de março, universidades, hospitais e outras organizações do mundo todo unem-se durante uma semana para popularizar conhecimentos em neurociências

A Semana do Cérebro está acontecendo desde o dia 16 e encerra dia 22 de Março

Nos dias 21 e 22 de março, a IV Semana Nacional do Cérebro e a primeira no Estado promoverá uma série de atividades no Shopping da Bahia, na Praça Dorival Caymmi, 2º piso. 

O shopping irá receber estandes ocupados com jogos digitais interativos e aparelhos tecnológicos em neurociência, como Estimulação Elétrica Transcraniana, Eletroencefalograma (EEG), Eyetracker (rastreamento de olhar), materiais informativos, entre outros. Além disso, o espaço terá uma área interativa para crianças, com uma equipe de profissionais e estudantes que estarão possibilitando a interação com jogos cognitivos para este público.

Você já pensou em jogar um programa de computador sem utilizar as mãos, teclados ou mouse? O participante da feira vai poder realizar esta façanha utilizando um equipamento de rastreamento de olhar (Eyetracker). Este equipamento permite pessoas com transtornos neurodegenerativos com paralisia possam realizar uma comunicação alternativa estabelecendo diálogo ativo com o seu contexto social. Já o Eletroencefalografia (EEG) vai permitir com que possamos ver o funcionamento do nosso cérebro através da medida de sua atividade elétrica. Ele possui grande valor na investigação de quadros clínicos como epilepsia ou na pesquisa científica. A Estimulação Magnética Transcraniana, por sua vez, é uma técnica inovadora que permite estimular ou inibir áreas específicas do cérebro, relacionadas à depressão, esquizofrenia, disfunções motoras e outras doenças. Tudo isso e muito mais!

No último dia das ações (22), neurocientistas juntamente com o Grupo Canela Fina fará uma apresentação/debate, na sala 7 do cinema UCI, trazendo como tema “Arte e Neurociências: o Poder da música”.





quinta-feira, 19 de março de 2015

Sessão Temática sobre a judicialização da saúde na Bahia

A Escola Estadual de Saúde Pública Professor Francisco Peixoto de Magalhães Netto (EESP) promoverá Sessão Temática com o tema: “Um olhar sobre o direito e a judicialização da saúde na Bahia”.

O evento será realizado no dia 26 de Março de 2015, das 13:30h às 17h, no auditório da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia-HEMOBA, localizado na Av. Vasco da Gama, S/N- Salvador-Bahia (entrada do HGE). 

O período de credenciamento dos participantes corresponde ao horário das 13:30 às 14h.
A Sessão tem como público-alvo: estudantes, profissionais, trabalhadores, professores e gestores da Saúde e/ou aqueles que, porventura interessem-se pelo tema apresentado.

A apresentação ficará a cargo da advogada Itana Viana, especialista em Direito Sanitário pela Universidade de Brasília, mestre em Saúde Coletiva pela UFBA. Pesquisadora nas áreas de Direito à Saúde, Direito Sanitário e Saúde Coletiva.  Atualmente é Presidente da Comissão de Direito à Saúde da OAB-BA.

As inscrições são exclusivamente presencias no horário já citado. Os primeiros inscritos terão prioridade de acordo com a capacidade física do local em que será realizado o evento.
Todos os participantes são certificados.

terça-feira, 3 de março de 2015

Seminário Rins Saudáveis


Local: Auditório SEST/SENAT
dia 12/03/15
7:30 às 12:30h

Inscrição: Sala da OPO/H Geral Clériston Andrade
02 a 06/03/15

Certificado para todos os participantes 

segunda-feira, 2 de março de 2015

Chamada de trabalhos para o 8º volume da Revista Extensão da UFRB

A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB abre chamada de trabalhos para o 8º volume da Revista Extensão nas categorias artigos científicos, resenhas e relatos de experiências. Os textos devem contemplar uma das seguintes áreas  temáticas: Comunicação, cultura e artes, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção, trabalho e gênero e sexualidade.
O prazo para submissão será até o dia 6 de março de 2015, às 17h. As submissões poderão ser realizadas via sistema on-line, disponível na página eletrônica da Revista Extensão: http://www.ufrb.edu.br/revistaextensao/index.php/formulario-submissao
As normas de submissão estão disponíveis no site da Revista Extensão http://www.ufrb.edu.br/revistaextensao/index.php/normas-de-submissao
Maiores Informações: (75)3621-4315 (Viviane)

Revista on line: Revista Atualiza Saúde

Lançamento da revista on line de divulgação científica: Revista Atualiza Saúde. O
 site já está no ar!   ISSN  2359-4470.

A publicação será semestral e está aberta a toda comunidade científica / acadêmica para publicação.


Já abrimos chamada para o segundo volume, veja abaixo a programação.

As pessoas interessadas em publicar devem entrar em contato 

2º volume da Revista 2015 – Lançamento em Julho


Etapa
Data

Submissão de trabalhos

De 1 Fevereiro 
​a​
 25 de abril de 2015

domingo, 1 de março de 2015

Sessão temática: O desafio de efetivar a humanização no cotidiano do trabalho na saúde

:

Curso para enfermagem


VIII Seminário multidisciplinar de pesquisa em enfermagem




Pós-Graduação: Coreia oferece bolsas de estudos para estudantes brasileiros

Estão abertas, até o dia 20 de março de 2015, inscrições para candidaturas ao Programa de Bolsa de Estudos para alunos de pós-graduação, promovido pelo governo da República da Coreia. Serão até 4 vagas para brasileiros.

A bolsa é relativa a um período de três anos para mestrado e quatro anos para doutorado, considerando nos dois casos um ano de estudo da língua coreana.
O estudo de língua coreana será em instituição designada pelo National Institute for International Education (NIIED). Para entrar na universidade o estudante deve atingir o nível 3 no teste de proficiência em coreano TOPIK.

Os interessados em participar do programa, devem ter os seguintes requisitos:
– Ser cidadão brasileiro, filho (a) de pais brasileiros;
- Ter menos de 40 anos de idade (ter nascido depois de 1º de setembro de 1975);
- Gozar de boa saúde, tanto física quanto mental;
- Ter até 31 de agosto de 2015: diploma de graduação ou mestrado;
- Obter uma média de pelo menos 80% de aproveitamento da última instituição;
- Possuir excelente domínio da língua inglesa (é recomendada, embora não obrigatória, a apresentação de diploma de conclusão de curso ou certificado de conhecimento);
- Não ter recebido previamente uma bolsa de estudos do governo da Coreia.

Os documentos necessários para participar estão disponíveis no edital do programa, e devem ser enviados à Embaixada da Coreia, em Brasília, até o dia 20 de março.

As etapas do processo seletivo são compostas por análise de documentação, entrevista em inglês por telefone, envio de documentação para o NIIED e aprovação das universidades escolhidas pelo candidato.
Informações: coreiabrasil@gmail.com.