quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Manobra de Valsalva Modificada


A manobra de Valsalva (criada pelo médico italiano Antonio María Valsalva) é qualquer tentativa de exalar ar com a glote fechada ou com a boca e o nariz fechadas. 



Uma Valsalva efetuada com a glote fechada tem como resultado um drástico aumento da pressão dentro da cavidade torácica. Em uma expiração normal, o diafragma se relaxa, ascendendo para a cavidade torácica, fazendo com que aumente a pressão no interior dos pulmões e o ar sai expelido. Desta forma, com a glote fechada o ar não pode escapar e aumenta a pressão na cavidade torácica até que o ar é expulso ou se volta a relaxar o diafragma. Como efeito, se reduz o fluxo sanguíneo dentro da cavidade torácica, especialmente nas veias próximas ao átrio direito do coração.

A gente faz manobras de Valsalva involuntariamente e sem dar-se conta quando enche um balão ou quando faz força ao defecar. O aumento da força torácico-abdominal também se dá ao tossir, comer, engolir.Pode-se usar também a manobra para detecção de hérnias na região abdominal e torácica. Com o aumento da pressão interna, a região da herniação irá se evidenciar.


O ACLS coloca de forma bastante clara que o emprego das manobras vagais deve ser o primeiro passo na tentativa de reversão das taquicardias supraventriculares (TSV) estáveis. Existem várias manobras vagais descritas, entre elas: provocar vômito, tomar um copo de água gelada bem rápido, compressão do seio carotídeo e valsalva. Apesar disso tudo, o sucesso na reversão das TSV com essas manobras não ultrapassa 20 a 25%.
Tentando melhorar a eficácia dessas manobras, mais especificamente a de Valsalva, um grupo inglês publicou na revista Lancet uma manobra de Valsava modificada testada em um estudo randomizado, que conseguiu reverter as TSV em até 43% dos casos contra 17% no grupo manobra de Valsalva convencional. Os pacientes com fibrilação atrial e flutter atrial foram excluídos do estudo.
🤔 Como fazer:
- Paciente sopra o bocal da seringa por 15seg (a ideia é criar uma pressão de aproximadamente 40mmHg, a força necessária para empurrar o embolo da seringa) ou você pode usar uma mangueira ligada à um esfigmomanômetro.
- ao final dos 15seg, deitar o paciente e elevar os membros inferiores para aproximadamente 45 graus.
- Checar o monitor
- Voilà! 😎




🚨Contra-indicações da manobra:
- Estenose Aórtica importante
- IAM recente (< 4semanas)
- Glaucoma
- Retinopatia

Um comentário:

  1. Após a expiração de 15 segundos,o paciente volta a respiração normal,ou seja ,nos outros 15 segundos quando ele põe a cabeca na cama com os pés elevados,como deve ser a respiração ?

    ResponderExcluir

Escreve aí...