Hoje vou postar o trabalho realizado pela equipe de Débora, Jaciara, Juscilene, Kamilla, Manuelle e Priscila Sampaio, que teve como objetivo conhecer o nível de conhecimento que as pessoas leigas possuem sobre a Doença de Chagas e o seu inseto transmissor, o Triatoma infestans
Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), a doença de Chagas segue como problema de saúde pública no Brasil, sobretudo nas grandes cidades para onde convergiram pessoas infectadas pelo parasito, sejam aquelas assintomáticas ou oligossintomáticas em busca de trabalho, ou doentes em busca de tratamento.
A Doença de Chagas é a quarta causa de morte no Brasil entre as doenças infecto-parasitárias, sendo as faixas etárias mais atingidas acima de 45 anos
"Foram entrevistados 52 pessoas moradoras do Recôncavo baiano, onde 71% eram mulheres, faixa etária entre 16 e 64 anos, 35% com ensino médio completo.
Inicialmente foi mostrado para o entrevistado uma foto do inseto Triatoma infestans e em seguida foram feitas as perguntas. Assim, 64% afirmaram conhecer o inseto, 85% conhecem-no como barbeiro, 92% sabem que esse inseto está relacionado à Doença de Chagas, 94% informaram já tê-lo encontrado nas proximidades da sua residência, mas 71% desconhecem o seu hábito alimentar, 90% desconhecem sua forma de reprodução e 55% não sabem informar sobre o habitat do inseto, 36% informaram que ao encontrar o inseto sempre o matam e depois levam para a vigilância epidemiológica no município.
Foi possível concluir que a população possui um conhecimento muito limitado acerca do inseto vetor da doença, expondo-se a riscos à saúde. Ressaltamos que a educação continuada com essa população deve ser uma prática permanente dos serviços de saúde a fim de ampliar o conhecimento e fortalecer a autonomia da população"
Pra quem quer saber mais sobre essa doença, clique aqui
E pode também assistir ao documentário, clicando aqui
Ou aprender brincando num jogo online, clicando no barbeiro