O encontro está marcado para o dia 22 de novembro, às 18h, na Sala Katia Mattoso da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Biblioteca dos Barris, Rua General Labatut, 27, Barris, Salvador-BA)
A célebre frase de Antoine-Laurent de Lavoisier, "na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, se adequa muito bem à visão celular do evento conhecido como apoptose, um dos principais tipos de morte celular programada com importantes implicações na homeostasia e desenvolvimento.
Por ser um evento chave para o organismo e altamente controlado, distúrbios em sua regulação, como o excesso ou a insuficiência de apoptose, muitas vezes estão implicados no aparecimento de doenças autoimunes, neurodegenerativas, câncer, entre outros. Além disso, a remoção de células mortas no organismo constitui um mecanismo vital nos mecanismos de defesa do hospedeiro e na modulação da resposta inflamatória.
A apresentação desse tema no Café Científico discutirá como nada se perde com a morte celular e como tudo se transforma durante esse intrigante fenômeno biológico.
Para ler mais:
Livro texto: Alberts, B.; Bray, A.; Johnson, A.; Lewis, J.; Raff, M.; Roberts, K. & Walter, P. Biologia Molecular da Célula. 5ª ed. Editora ArtMed, 2010.
Maria de Fátima Horta e John Ding-E Young. Apoptose: Quando a Célula Programa a Própria Morte. Ciência Hoje (150) Jun/1999.
Eu vou tentar ir...alguém mais????
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Escreve aí...