sábado, 21 de julho de 2012

Contenção mecânica: ação de enfermagem?

A contenção física envolve a técnica de restrição dos movimentos do corpo do paciente, restringindo sua habilidade em se mover quando esse oferece perigo para si e para terceiros, por meio de dispositivos mecânicos ou manuais.

Por isso deve ser utilizada com intuito terapêutico, e não um ato agressivo, desumano, antiético e grosseiro de "amarrar pessoas".



Existem outras estratégias que devem ser tentadas anteriormente às medidas restritivas: inicialmente a abordagem verbal pela comunicação terapêutica e, posteriormente, a contenção química prescrita pela equipe médica.

E a contenção mecânica também necessita de prescrição médica????

A Resolução 427, de 7 de maio de 2012 do Conselho Federal de Enfermagem, normatizou os procedimentos da enfermagem no emprego da contenção mecânica, onde deixa claro que deverá ser empregada quando for o único meio disponível para prevenir dano imediato ao paciente ou a terceiros, não deve ser prolongada desnecessariamente e afirma ser necessário monitoramento do nível de consciência, dados vitais e condições de pele e circulação nos locais e membros contidos, com regularidade nunca superior a 1 hora


ARAUJO, E. M.; et al. Inquérito sobre o uso de contenção física em um hospital psiquiátrico de grande porte no Rio de Janeiro. J Bras Psiquiatr. v.59, n.2, p.94-98. Rio de Janeiro, 2010. 
PAES, M. R. et al. Contenção física em hospital psiquiátrico e a prática da enfermagem. Rev. enferm. UERJ. v. 17, n. 4, p. 479-84, 2009.

Um comentário:

Escreve aí...