domingo, 12 de outubro de 2014

Dia Nacional de Prevenção da Obesidade

Ontem, dia 11/10, foi comemorado o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. 


Uma boa alimentação é sinônimo de vida saudável e auxilia na prevenção do surgimento de doenças crônicas e melhor qualidade de vida. A obesidade é um dos fatores de risco para a saúde e tem forte relação com altos níveis de gordura e açúcar no sangue, excesso de colesterol e casos de pré-diabetes.

É possível identificar o excesso de peso baseando-se no índice de massa corporal (IMC). O cálculo é feito dividindo o peso (em quilogramas) pela altura (em metros) ao quadrado. Clique aqui para calcular rapidamente!!!

Esta fórmula possibilita diagnosticar se uma pessoa tem um peso normal (IMC de 20 a 25), se está com sobrepeso ou excesso de peso (IMC de 25 a 30) ou ainda, se está obesa (IMC superior a 30). 
Mesmo estabilizado, depois de oito anos de ascensão, a obesidade no Brasil, ainda é preocupante. Dados da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde apontam que 50,8% dos brasileiros estão acima do peso ideal – destes, 17,5% são obesos.
Os dados ainda apontam que a proporção de obesos entre homens e mulheres é a mesma: 17,5%. Já em relação ao excesso de peso, os homens acumulam percentuais mais expressivos: 54,7% contra 47,4%.

VAMOS NOS CUIDAR!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreve aí...