sexta-feira, 7 de abril de 2017

Como posicionar os eletrodos para o ECG?

O eletrocardiograma é o método complementar mais simples e mais importante no diagnóstico de doenças cardiovasculares, pois é um método não evasivo, barato e amplamente disponível. Este regista a atividade elétrica produzida pela ativação miocárdica, sendo o seu traçado constituído por várias deflexões causadas pela ativação, despolarização e repolarização das células.

Vamos aprender a posicionar os eletrodos corretamente porque a posição incorreta pode levar a um falso diagnóstico.

No ECG de 12 derivações, 6 delas são periféricas e 6 pré-cordiais. Das 6 periféricas, 3 são bipolares (DI, DII e DIII) e 3 unipolares (aVR, aVF e aVL). As pré-cordiais são captadas com a colocação de um eletrodo diretamente sobre o tórax, seguindo a delimitação dos espaços intercostais; são designadas de V1, V2, V3, V4, V5 e V6. 


DERIVAÇÕES PERIFÉRICAS
Bipolares

DI 
Localização dos eletrodos no MSE e MSD. É positivo o eletrodo do MSE e negativo o do MSD. Explora a superfície lateral e do coração. 

DII 
Localização dos eletrodos no MSD e MIE. É positivo o eletrodo do MIE e negativo o do MSD. Explora a superfície lateral esquerda. 

DIII 
Localização dos eletrodos no MSE e MIE, sendo positivo o do MIE e negativo o do MSE. Explora a mesma superfície das anteriores. 

Unipolares
aVR 
Localização do eletrodo no MSD, sendo este positivo. Explora o átrio direito.

aVF 
Localização do eletrodo no MIE, sendo o eletrodo  positivo. Explora a superfície lateral esquerda, mas também a parede inferior. 


aVL 
Localização do eletrodo no MSE. O eletrodo deste membro é positivo. Explora a superfície lateral esquerda 

As seis derivações I, II, III, AVR, AVL, AVF reúnem-se para formar seis linhas de referência, que se cruzam com precisão num plano sobre o tórax do paciente (plano frontal).






DERIVAÇÕES PRÉ-CORDIAIS
v1 a v6

situam-se nas paredes anterior e lateral do toráx. Estas dão a vista do coração e da onda de despolarização no plano horizontal.



Agora vamos ao vídeo para aprender a posicionar os eletrodos 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreve aí...