domingo, 11 de novembro de 2018

Educação aberta, flexível e em rede

A rede é o espaço para as interações, a partilha de conteúdos e informações e devido a essa diversidade se constitui como meio para o acesso à educação e aos contextos de aprendizagem.

Apoiando-se na web, a rede promove a desterritorialização, não se limitando a barreiras geográficas e, deste modo, se constitui como meio para promover a educação aberta numa perspetiva de desenvolvimento pessoal e ao longo da vida, fomentando o aprender a aprender, acompanhando a velocidade das mudanças nesta sociedade tecnológica e informacional. 

A Educação Aberta colaborativa em rede tem sido considerada uma filosofia educacional importante para enriquecer a aprendizagem ao longo da vida e tem proporcionado a oportunidade de construir conhecimento através das redes sociais, a partir da autonomia, a coautoria e a socialização. Mas, para que isso se efetive torna-se necessário que a implicação e a participação de todos os membros da rede (os humanos e os não-humanos)


Para isto, não basta apenas integrar a rede e acessar a e-informação num sistema aberto.  Não, a educação aberta e colaborativa em rede requer que todos os atores que formam a rede, estejam interagindo, trocando, se agenciando, produzindo. E desse modo, a educação estará produzindo novas ambiências, novas ecologias cognitivas, novas formas de aprender e de ensinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreve aí...