quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Descarte Consciente

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), cerca de 20% dos medicamentos adquiridos no Brasil são descartados de forma inadequada no ambiente doméstico, o que pode ocasionar graves problemas à saúde e ao meio ambiente.

A partir disso, surgiu a campanha do Descarte Consciente, iniciativa organizada em nível estadual pelo Grupo Técnico de Medicamentos da Bahia, formalizado pelo Ministério Público Estadual.

O descarte incorreto de medicamentos pode provocar a contaminação dos recursos hídricos, aquíferos, lençóis freáticos, rios e também do solo, sobretudo, por conta do despejo em aterros sanitários, poluição causadora de doenças de diversas espécies da fauna e flora local.

Quando um medicamento vai para o lixo comum ou aterro sanitário ele contamina o solo e o lençol d’água. Se jogado diretamente no vaso sanitário ele vai prejudicar os rios. Um quilo de remédios contamina 450 mil litros de água.



Inicialmente, dez estabelecimentos farmacêuticos em Salvador serão pontos de coletas para o descarte de medicamentos: Farmácias Santana (do Shopping Iguatemi e Shopping Litoral Norte); Farmácia de Manipulação Erva Doce (Pituba); Farmácias Wal Mart (Hiperbompreço Iguatemi e Hiperbompreço Cabula); Farmácias Pague Menos (Itapoan e Brotas) e Farmácias Popular (São Caetano e Ribeira).






Entrem nessa campanha!!!Ajudem o meio ambiente!!!

Um comentário:

  1. É isso aí gente, vamos colaborar.
    Existem estudos que comprovam a existência de pequenas concentrações de fármacos na água que ingerimos!
    Vamos nos conscientizar !!
    bjoo
    (Juli)

    ResponderExcluir

Escreve aí...