sábado, 5 de janeiro de 2013

Dia Nacional do Hemofílico

Ontem, dia 4 de janeiro, foi celebrado o Dia Nacional do Hemofílico. 

A data foi criada para alertar sobre este problema que atinge aproximadamente 15 mil pessoas, em todo o país. A hemofilia é uma doença hemorrágica, de herança genética, que compromete a qualidade de vida do paciente. Ela se caracteriza pela deficiência quantitativa e/ou qualitativa de Fator VIII (hemofilia A) ou de Fator IX (Hemofilia B).

O tratamento profilático corresponde à reposição destes fatores no organismo, de maneira periódica e ininterrupta a longo prazo, iniciada antes ou após ocorrência do primeiro sangramento ou hemorragia da articulação (hemartrose).

Atualmente, 10.558 hemofílicos são assistidos pelo Sistema Único de Saúde incluindo aqueles que utilizam a rede privada ou possuem convênios e planos de saúde.

Para ter acesso ao tratamento e receber o hemoderivado (Fator VIII), os pacientes precisam estar cadastrados em um dos 35 Centros de Tratamento de Hemofilia, onde têm orientação e acompanhamento médico para a obtenção e o uso do medicamento (Coordenação de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreve aí...