quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Mamografia gratuita até 15/10 na UNEB

A UNEB vai sediar mais uma edição do Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama, da Secretaria estadual da Saúde (Sesab). A ação integra a programação do movimento popular internacional Outubro Rosa.


O Campus I da UNEB, no bairro do Cabula, em Salvador, é um dos roteiros da ação, que tem como objetivo realizar mamografias gratuitamente. 

Uma das unidades móveis do projeto estará disponível na universidade entre os dias 6 e 15 de outubro, das 8h às 18h. As senhas começarão a ser distribuídas a partir das 7h.

Para ter acesso ao atendimento é necessário, ter idade entre 50 e 69 anos e apresentar cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), RG, CPF e comprovante de residência. Os exames poderão ser retirados nos postos de saúde mais próximos.

A meta geral da campanha é beneficiar 20 mil mulheres, oferecendo a mamografia e exames complementares para conclusão do diagnóstico. Na UNEB, serão realizados 160 exames por dia, totalizando 1,6 mil atendimentos nos 10 dias em que a unidade estará no campus.

Além da UNEB, outras unidades móveis estarão realizando exames nesse mesmo período no Hospital São Rafael, no colégio da Polícia Militar, no Dendezeiros, e na Mansão do Caminho, no Pau da Lima. 

Carregue essa ideia no peito
A UNEB está realizando uma série de atividades alusivas à Campanha Outubro Rosa. Com o mote Carregue essa ideia no peito, a iniciativa contempla ações nas redes sociais, confecção e distribuição de cartazes e a produção de um vídeo promocional, que deve ser divulgado na segunda quinzena de outubro.

O destaque da programação é o I Simpósio sobre Câncer de Mama, que será realizado no dia 22 de outubro, às 8h, no Auditório Milton Santos, no prédio de pós-graduação, no Campus I, em Salvador.
A iniciativa, fruto do projeto de extensão Mãos que tocam para fazer a diferença: ações de conscientização sobre o câncer de mama, coordenado pela professora Rosana Azevedo, tem como objetivo partilhar informações sobre o câncer de mama promovendo a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

A programação do evento, gratuito e aberto ao público, reserva palestras, mesas-redondas e debates sobre temas como Aspectos emocionais da mulher com câncer de mama, e Sexualidade e câncer de mama.

O simpósio é realizado pelo colegiado do curso de Enfermagem do Campus I da UNEB, em Salvador, e conta com o apoio do Núcleo de Oncologia da Bahia (NOB) e o Núcleo da Mama.
A fachada do Campus I da universidade estará com iluminação especial na cor rosa durante todo o mês de outubro.
Informações: SMOS – tel. (71) 3115-2340.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreve aí...