terça-feira, 4 de setembro de 2012

A indústria do tabaco

Na última quarta feira foi comemorado o dia nacional de combate ao fumo e andando pela internet descobri esse vídeo feito por uma ONG intitulada Aliança de controle do tabagismo e por isso decidi continuar esta discussão



A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no mês de março deste ano decidiu pela proibição do uso de aditivos de sabor como o mentol, morango, canela, cravo e etc, nos cigarros comercializados no Brasil. A adição de açúcar continuou permitida.

A justificativa para manter o açúcar na lista de produtos permitidos foi que o mesmo serve para repor o que a planta possui naturalmente e perde durante a preparação do tabaco. Já as outras substâncias, foram suspensas porque embora não façam mais mal ao organismo que um cigarro sem eles, são usadas para “atrair” novos fumantes

E observem bem essa imagem abaixo retirada de uma campanha publicitária... O que vocês pensam???O que me dizem???





8 comentários:

  1. O motivo pelo qual a cada dia cresce o consumo de tabaco por crianças e adolescente, nada mais se deve à adição de substâncias aromatizantes, que servem como atrativo para esses novos usuários, que ficam tentados a curiosidade de experimentar e acabam viciados em tal droga. Com essa atitude da ANVISA espera-se que diminua o consumo do cigarro entre essas crianças e adolescentes e também a curiosidade de outros que nunca experimentaram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A curiosidade deve estar associada a informação, com a verdade, para que o sujeito "curioso" possa ter realmente a opção de decidir

      Excluir
  2. Covardia. "Eles" pegam a coisa mais saborosa que existe no mercado para poder mascarar um Mal já existente à saúde, tentando deixar mais bonito e gostoso, e a realidade é que por dentro está tudo feio. As pessoas sabem o mal que faz o tabaco, mas mesmo assim gostam de se iludir.

    Thomás Conceição

    ResponderExcluir
  3. A gente pode mesmo afirmar que todas as pessoas sabem o mal que o tabaco faz???Será que as informações passadas pela mídia ou pelo governo realmente fazem sentido a população?

    ResponderExcluir
  4. "Em São paulo dia 7 de agosto foi criado a Lei Antifumo onde fica proibido fumar em ambientes fechados de uso coletivo como bares,restaurantes, ambientes de trabalho" Na minha opinião pra quem fuma isso não tem efeito nenhum, pois ele pode sair daquele local e ir ao ar livre, ou ate mesmo na sua casa fumar onde ele sabe que ninguém vai lhe proibir! É muito fácil uma pessoa que não fumar dizer ao fumante para de fumar,; Mas para o fumante isso não é fácil e nós como estudantes da área de saúde sabemos que a nicotina ela é a principal agente causadora do vício.
    Os especialistas afirmam que a nicotina consegue fazer em apenas 10 segundos todo o percurso por nosso corpo: ser inalada e absorvida pelo pulmão, entrar em nossa corrente sanguínea e desencadear um impacto cerebral, liberando substâncias que propiciam uma imensa sensação de prazer. "Essa rapidez de impacto cerebral só é comparada com a cocaína" Concerteza nem todas pessoas sabem o mal que o tabaco faz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena que vc não se identificou!!!Mas concordo que só a existência da lei não garante o seu cumprimento nem a conscientização das pessoas... impor não é o melhor jeito, precisa haver diálogo, explicação, tomada de consciência para poder decidir entre o fumo e os seus prejuízos ou uma vida saudável! E concordo também que a escolha nem sempre é fácil pq estamos falando de um vício e como tal precisa ser tratado como doença.

      Excluir
    2. Com certeza, podemos sim, afirmar que todos sabem que o fumo é prejudicial à saúde, pois há muita informação da mídia, e até mesmo no fundo da carteira de cigarro... Mas como já foi dito, é um vício, e para largar esse vício é dureza.

      Thomás Conceição

      Excluir
  5. Muitas pessoas despertam o desejo de experimentar o novo.... o diferente, muitas vezes pra se distrair, pra ficar na "moda" e acabam viciando. Onde o cigarro por ter a substância viciante como a nicotina, deixa a certeza de que um experimento pode estragar sua saúde de grande forma! O vicio pra mim é um dos piores problemas atualmente no mundo. Carine Ferreira

    ResponderExcluir

Escreve aí...