quarta-feira, 12 de setembro de 2012

E aí, o que você acha?


O Sr. HDF, 58 anos, sexo masculino, negro, procurou o ambulatório do Pronto Socorro queixando-se de forte dor no hálux direito. Chegou ao ambulatório calçando um chinelo no pé direito porque não conseguia colocar o sapato.

O paciente relata que o problema se iniciou há três dias e tomou comprimido de AAS por três dias. A dor aliviou um pouco, mas notou que o pé também estava ficando inchado e quente.

Procurou atendimento porque acordara de madrugada com muita dor e que até o toque das cobertas o incomodava demais. Sentia muita dor no dedo e o pé estava muito inchado, vermelho, o que o impedia de calçar o sapato.

O paciente relata também que sente dores nas articulações desde os 40 anos de idade e que nunca procurou atendimento achando que deveria ser um reumatismo. Mas que desta vez a coisa ficou feia. O paciente relata que bebe “socialmente (gosta de cerveja). Tem um histórico de hipertensão e que toma um diurético (clorotiazida) e um anti-hipertensivo (Enalapril).

Ao exame físico o paciente apresentava temperatura axilar de 37ºC; frequência cardíaca de 98 bpm e pressão arterial de 155x100 mmHg. Além do edema observado no hálux direito o paciente também apresentava discreto edema nas demais articulações metatarsofalengeanas e nas articulações dos dedos da mão.

Dados laboratoriais: Hemograma completo normalCálcio 9,2mg/dl; Fosfato 4,3 mg/dL; Prova de função hepática e renal normais; Urinálise normal; Fator reumatóide normal; Ácido úrico 11,4mg/dL

E aí, o que você acha que pode estar acontecendo com este paciente???
O álcool e os medicamentos de hipertensão podem ter contribuído para esse processo???

9 comentários:

  1. Gota. Os diuréticos diminuem a excreção renal levando ao aumento de ácido úrico no sangue. O álcool é a mesma coisa, que causa uma desidratação com consequência uma redução da excreção renal do ácido úrico levando a elevação do ácido úrico que é o caso do paciente com 11,4mg/dl de ácido úrico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o enalapril???alguma interferência????

      Excluir
    2. Sim. Ele pode aumentar o ácido úrico no sangue juntamente com os clorotiazidas.

      Excluir
    3. O PACIENTE APRESENTA SINAIS E SINTOMAS DE GOTA.DEVIDO A QUEIXA DE DOR PERSISTIR POR TRES DIAS,E O RESULTADO DOS MARCADORES SÉRICOS DE URÉIA ELEVADOS (11,4mg/dl), PODE ESTÁ OCORRENDO O DEPOSÍTO DE CRISTAIS DE URATO JÁ QUE A TEMPERATUA DO PACIENTE ESTÁ 37°C, E OS SAIS DO URATO DE SODÍO SÃO SOLUVÉIS A ESSA TEMPERATURA.
      O USO DE ALGUNS DIÚRETICOS PODEM CAUSAR O AUMENTO DO ÁCIDO ÚRICO, A PA ELEVADA(155X100mmhg),PODE SER EM DECORRÊNCIA DO USO DO ÁLCOOL. O ÁLCOOL NO ORGANISMO FAZ EFEITO REBOTE. MESMO QUE O PACIENTE ESTEJA FAZENDO USO DO ENALAPRIL.

      MARINALVA MARIA RODRIGUES

      Excluir
  2. Muito bem pela resposta, acho só q vc se confundiu quando disse "E OS SAIS DO URATO DE SODÍO SÃO SOLUVÉIS A ESSA TEMPERATURA."...nao queria dizer insolúvel???bjs

    ResponderExcluir
  3. Este paciente apresenta todos os sinais e sintomas de gota. Gota é uma doença inflamatoria que atinge as articulções em resposta ao aumento de acido úrico na corrente sanguinea o qual permite a formaçao de de cristais que são depositados nas articulações por ser o local de menor temperatura corporea.É por isso que os paciente com essa patologia sente muita dor a noite pois é o periodo em que a temperatura corporal encontra-se reduzida.(Kamilla Costa)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi kamila, vc viu a resposta de Thailane? complementa a sua com relação as medicações e o alcool...

      Excluir
  4. Esse cabra está apresentando os sinais e sintomas de gota.
    O Álcool tem influência, pois causa desidratação que favorece à precipitação de uratos.
    E o diurético que ele usa pode causar o aumento de ácido úrico no sangue e comprometer a capacidade que o rim tem de eliminar esse ácido do sangue, assim como o anti-hipertensivo.

    Thomás Conceição

    ResponderExcluir
  5. Esse paciente está apresentando sinais típicos de gota. Essa patologia se desenvolve através do acúmulo de ácido úrico, e este quando ligado ao sódio forma o urato monossódico, que é um sal que se deposita nas articulações em forma de cristais causando a inflamação, tendo preferência de precipitação em regiões mais frias (joelhos, tornozelos, dedos dos pés e calcanhares, isso por ter uma temperatura abaixo de 37°), a escolha da região se dá pela solubilidade em temperatura mais quente. Uma das causas que levam a precipitação deste sal é a desidratação, e como o paciente faz uso do álcool, que é um agente que favorece a desidratação, fez com que houvesse a precipitação. Como a gota é desenvolvida pelo acúmulo de ácido úrico, os diuréticos(tiazídicos) e o anti-hipertensivo Enalapril, favorecem a hiperuricemia pois fazem com que o rim elimine menos ácido úrico.

    ResponderExcluir

Escreve aí...