segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Ressucitação após 80min de parada cardíaca


Um britânico de 60 anos foi ressuscitado por médicos após um ataque cardíaco que fez seu coração parar de bater por quase 1 hora e meia, de acordo com a imprensa britânica. O caso aconteceu em maio deste ano em Northampton, no Reino Unido.
O mecânico John Thomson começou a sentir fortes dores no peito e chamou uma equipe de resgate até sua casa. Durante o atendimento, o paciente teve um ataque cardíaco e obrigou sua remoção imediata para um hospital.
Os paramédicos tiveram que trabalhar por mais de meia hora para tentar reanimar John, aplicando mais de 50 choques elétricos no peito do paciente até a chegada da ambulância ao Hospital Geral de Northampton.
No centro médico, ele foi levado para a mesa de cirurgia com um quadro considerado "clinicamente morto". 
A equipe médica envolvida no resgate não desistiu e realizou um procedimento cirúrgico urgente, com a aplicação de dois stents (próteses metálicas usadas para desobstruir artérias do coração). Durante a cirurgia, o sangue foi bombeado artificialmente para que a circulação fosse mantida.
Após desobstruir o vaso sanguíneo, que causou a parada cardíaca, foi administrado um novo choque elétrico, que fez o coração voltar a bater, 80 minutos após o infarto. John passou nove dias em coma induzido, e hipotermia terapêutica, para evitar possíveis danos cerebrais causados pela falta de oxigênio.
Nossa!!!!Que reanimação longa e cansativa, porém super produtiva!!!!
Pra quem quiser ler mais sobre a reanimação cardiorrespiratória, aí vai a última diretriz de 2010 


2 comentários:

  1. é impressionante a sobrevida desse paciente após ser vítima de paradrcardiorespiratória por vários minutos, pois no meu estágio assistir a uma parada de 30 minutos em que levou o falecimento do paciente.
    Neste caso graças a equípe médica do resgate que agil de forma eficiente e com responsabilidade e conhecimento específico fornecendo os procedimento e técnicas necessárias o paciente conseguiu sobreviver mesmo passando por todo esse tempo de parada. porém, nem todos têm a mesma sorte. bjs Sui
    Maria Aparecida Sales

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Numa reanimação muita coisa está envolvida, além da técnica e conhecimento da equipe, temos que pensar na infra-estrutura do hospital, na etiologia da parada, nas comorbidades que o paciente já possui, sua idade, etc.

      Excluir

Escreve aí...