segunda-feira, 25 de março de 2013

Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose

Ontem, 24 de março, foi comemorado o Dia Mundial contra a Tuberculose. 

Desde 2003, o Ministério da Saúde elegeu a tuberculose como um dos problemas prioritários a ser combatidos pela saúde pública pois no Brasil e em outros 21 países em desenvolvimento, encontram-se 80% dos casos mundiais da doença. Segundo estimativas, cerca de um terço da população mundial está infectada com o Mycobacterium tuberculosis, com o risco de desenvolver a enfermidade.

Em 2011, os resultado dos esforços do governo começou a aparecer. O número de casos de tuberculose caiu 3,54%: foram 71.790 (2010) contra 69.245 (2011). 

No período de 10 anos, a taxa de incidência da doença caiu 15,9% e a de mortalidade teve redução ainda maior: 23,4%. 

Tosse por mais de três semanas – acompanhada ou não de febre no final do dia, suor noturno, falta de apetite, perda de peso ou dor no peito, são indícios de que você pode estar com tuberculose. Então, deve-se procurar o mais rápido possível à unidade de saúde mais próxima, para fazer o diagnóstico e começar o tratamento.
Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza a prevenção e o tratamento para a doença. Durante o período de vacinação a vacina da BCG serve para imunizar as crianças. O tratamento para as pessoas que possuem a tuberculose é feito à base de antibióticos 100% eficaz. 


Ministério da Saúde vai disponibilizar, gratuitamente, na rede pública, um teste rápido para diagnóstico de tuberculose com capacidade de detectar a presença do bacilo causador da doença em apenas duas horas. Quer saber mais, clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreve aí...