quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Dia Nacional de Combate ao Colesterol

Ontem (08/08) foi o dia Nacional de combate ao colesterol...estou um pouquinho atrasada, mas é sempre tempo de falar sobre isso!

Segundo o Portal Brasil, do governo federal, as doenças cardiovasculares são responsáveis por 29,4% das mortes no País, por ano, e 60% dessas vítimas são do sexo masculino.

As doenças cardiovasculares são aquelas que afetam o coração e as artérias, como o infarto e o acidente vascular cerebral, além de arritmias cardíacas, isquemias ou anginas.

 E o quem tem haver o colesterol e as doenças cardiovasculares??? Vocês nem desconfiam??? 

A principal característica das doenças cardiovasculares é a presença da aterosclerose, acúmulo de placas de gorduras nas artérias ao longo dos anos, que impede a passagem do sangue.



O estilo de vida sedentário e a sobrecarga metabólica com dietas hipercalôricas e hipergordurosas têm aumentado a incidência de obesidade e de elevação do colesterol, aumentando assim o risco de doenças cardíacas e acidente vascular cerebral


O colesterol é um tipo de gordura cuja fabricação é originada 70% pelo próprio corpo e 30% pela dieta. Ele contribui para o bom funcionamento do organismo, atuando na produção de hormônios, vitamina D e ácidos biliares que auxiliam na digestão das gorduras. Mas, em excesso, ele pode se depositar nas paredes das artérias, podendo causar complicações graves, como a aterosclerose.

Para prevenir  o aumento do colesterol no organismo é importante ter hábitos saudáveis, trocando alimentos de gordura saturada por gorduras insaturadas e praticar exercícios físicos 

Você conhece o seu perfil lípido???Já fez algum exame de sangue????

Quer saber mais? Leia aqui


2 comentários:

  1. o colesterol por ser uma substância de gordura, em excesso no sangue pode diminuir o fluxo sanguíneo e gerar a formação de coágulos, esse por sua vez gera o entupimento das artérias e impede o coração de receber o sangue necessário, gerando doenças cardiovasculares.Quanto aos fatores de risco como hipertensão, diabetes, sedentarismo entre outros ajudam na formação mais rapida dessas gorduras, sendo assim é de suma importância uma alimentação hipocalorica, a realização de atividade física contribuindo assim para a não formação das placas.

    ResponderExcluir

Escreve aí...