quarta-feira, 15 de agosto de 2012

O açúcar na nossa vida moderna

Estamos vivendo uma transição nutricional onde a base da nossa dieta passou a ser a gordura (especialmente a de origem animal), açúcares e alimentos refinados, e reduzimos os carboidratos complexos e as fibras.

Somando a essa dieta alimentar do tipo "fast food" temos um declínio da atividade física diária dos indivíduos, o que conduz, infelizmente, a população a alterações na composição corporal, com o aumento do sobrepeso e da obesidade.

Essa população acima do peso fica mais exposta a desenvolver doenças coronarianas, hipertensão arterial, diabetes mellitus, doenças do trato digestivo, além de neoplasias

O artigo intitulado "Associação entre consumo de refrigerantes, sucos e leite, com o índice de massa corporal em escolares da rede pública de Niterói" revela que o consumo de refrigerantes aumentou em até 400% no período de 1975 a 2003 . E porque isso assusta???

Porque toda bebida açucarada é uma fonte extra de calorias que pode levar ao ganho de peso



Vejam essa campanha contra o consumo de refrigerante:



Os refrigerantes diets ou lights trazem o mesmo problema????

Um comentário:

  1. Os problemas dos refrigerantes diet, light ou zero estão ligados, em geral, ao aumento do consumo de sódio oferecendo riscos para saúde e para o regime. O sódio em excesso retém líquido, e com isso aumenta o peso, podendo apresentar problemas para saúde.

    Enfim, refrigerantes diet e light além de possuir todos os problemas dos refrigerantes tradicionais, as versões diet contêm adoçante. De acordo com uma pesquisa essa substância em especial o aspartame está relacionada a uma lista de doenças, como ataques de ansiedade, compulsão alimentar e por açúcar, defeitos de nascimento, cegueira, tumores cerebrais, dor torácica, depressão, tonturas, epilepsia, fadiga, dores de cabeça e enxaquecas, perda auditiva, palpitações cardíacas, hiperatividade, insônia, dor nas articulações, dificuldade de aprendizagem, TPM, cãibras musculares, problemas reprodutivos e até mesmo a morte.

    Os efeitos do aspartame podem ser confundidos com a doença de Alzheimer, síndrome de fadiga crônica, epilepsia, vírus de Epstein-Barr, doença de Huntington, hipotireoidismo, doença de Lou Gehrig, sínd rome de Lyme, doença de Ménière, esclerose múltipla, e pós-pólio.

    Portanto, é muito importante tomar cuidado com o excesso no consumo de refrigerantes, seja os convencionais ou os diet/light. Investir nos sucos de frutas naturais, na água de coco e nos chás é a maneira mais saudável e gostosa para matar a sede e trazer saúde!

    ResponderExcluir

Escreve aí...