sexta-feira, 19 de outubro de 2012

CÂNCER: O QUE A POPULAÇÃO SABE SOBRE ISSO?


Durante as nossas discussões fisiopatológicas na disciplina Saúde do Adulto, propus que realizássemos investigações com o objetivo de associar a teoria da sala de aula com a realidade fora dela, já que acredito que a pesquisa potencializa o processo de ensino-aprendizado, não se reduzindo a conhecimento de ponta, mas constituindo-se, antes de tudo, num ambiente de aprendizagem. 

Assim, surgiu o interesse em desenvolver algumas pesquisas com a turma. Vou postar aqui o resultado de todas essas pesquisas, pra compartilhar com todo mundo essa rica experiência!!!

O primeiro trabalho que vou apresentar, tinha como objetivo conhecer as concepções e mitos sobre o câncer na população leiga.

A equipe foi composta por Carine, Malena, Michele, Veridiana, Ana Paula e Fabiana

"Câncer é o nome dado a um conjunto de doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores malignos, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo. 

As causas de câncer são variadas, podendo ser externas (referente ao meio ambiente e aos hábitos de vida) ou internas (genética). A incidência no Brasil tem crescido num ritmo assustador, e a sua prevenção nem sempre é possível, contudo existem alguns fatores de risco que podem ser evitados, diminuindo assim a probabilidade do desenvolvimento da doença.  

Foram aplicados questionários estruturados em algumas cidades do Recôncavo Baiano, entre os meses de agosto a setembro de 2012, com um total de 49 entrevistados. Após análise, constatou-se que da população estudada, formada por 72% de mulheres, com média de idade de 36 anos e 35% com ensino médio completo.

6,12% acreditavam que o câncer é contagioso, 67% afirmavam que a alimentação inadequada é um fator de risco, 21% relacionavam a atividade física a um fator protetor, 31% acreditavam que apenas as mulheres com histórico familiar de câncer de mama podem desenvolver esta doença, 20% afirmavam que a dosagem sérica do PSA (antígeno prostático específico) substitui o exame de toque retal para o diagnóstico de câncer de próstata,  22% colocaram a poluição ambiental em posição superior ao consumo de tabaco como fator de risco para o câncer de pulmão, 39% desconheciam que o cigarro não está ligado apenas ao câncer de pulmão, 45% conheciam os riscos de ser fumante passivo, 35% conheciam o poder cancerígeno da fumaça do carvão, 29% colocavam que é precisa muito mais uma atitude positiva do que de um tratamento para vencer o câncer, 21% indicavam o uso do protetor solar apenas pela manhã para proteção contra o câncer de pele, 14% afirmavam que todo tumor é um câncer. 

Foi possível concluir que embora a população tenha acesso a uma gama de informações na atual sociedade, ainda perpetuam muitos mitos/concepções o que pode induzir a atitudes errôneas pela população, com possível impacto negativo na sua saúde pois o auto-cuidado ou a busca de cuidados médicos pode ficar prejudicada."


Um comentário:

  1. Um trabalho bastante esclarecedor sobre o assunto de câncer, por muitas vezes os próprios estudantes da área de saúde não se sentir seguro para tirar dúvidas de pessoas leigas. E também de tirar suas próprias duvidas dessa patologia tão temida.

    Vamos lutar juntos contra o CÂNCER.

    ResponderExcluir

Escreve aí...