quarta-feira, 3 de outubro de 2012

E aí, o que você acha?


Paciente do sexo masculino, com 43 anos, antecedente de lombalgia ocasional com uso de anti-inflamatórios, refere dor epigástrica em queimação há 3 semanas, com piora associada a alimentação. Não apresentava disfagia, vômitos e outros sintomas associados. Há 1 semana, após recorrência da lombalgia e uso de analgésicos e anti-inflamatórios, apresentou piora da epigastralgia, procurando o serviço de emergência. Relato de fezes escurecidas e um episódio de vômitos com presença de pouco sangue em seu conteúdo. 

Exame Físico: corado, hidratado, anictérico, acianótico, PA: 130/70 mmHg, FC: 90 bpm, Aparelho respiratório: MV+, sem ruídos adventícios, Aparelho cardiovascular sem alteração. Trato gastrintestinal: plano, flácido, dor discreta à palpação de epigástrio, descompressão brusca negativa, sem visceromegalias e massas palpáveis. MMII: pulsos+, sem edema.Toque retal: presença de sangue na luva.


O que pode estar acontecendo com esse paciente?


O que você acha???

3 comentários:

  1. Certamente esse paciente está cursando com uma úlcera gástrica, pois o AINE pode lesionar a mucosa gástrica, ocasionando formações de lesões ulceradas devido ao bloqueio de produção do muco protetor. O relato dos episódios de melena e hematêmese se deve à ulcera, pois com a escarificação da mucosa gástrica pôde ter lesionado um vaso de onde originou-se o sangramento.

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo Gêu, esse paciente acabou evoluindo pra uma hemorragia digestiva, bjs

    ResponderExcluir
  3. Paciente pode está desenvolvendo uma úlcera gástrica por a alimentação incorreta.. estÉ TER USADO ANALGESICOS E APRESENTADO melena e hematêmese ( hemorragia digestiva alta a mucosa protetor diminuida, nesse momento tente evitar analgésico(por ser contituidos por ácidos orgânicos e Existe o perigo de hemorragia e até a morte, As paredes do estômago despejam um poderoso ácido no estômago (ácido clorídrico, ou HCl)ácidos do estômago começam digerindo as paredes do estômago, porque muito HCl está sendo produzido;

    ResponderExcluir

Escreve aí...