sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Enfermeira cria maca-chuveiro


O exercício da enfermagem requer muito mais do que o domínio das técnicas específicas no trato a quem está doente ou debilitado. É necessário também sensibilidade, numa profissão que lida diariamente com os cuidados essenciais a pessoas que, muitas vezes, estão em situações extremamente desconfortáveis e presas a um leito de hospital.
Acostumada a essa rotina, a enfermeira Nilmar Alves Cavalcante, com 20 anos de experiência na profissão, percebeu uma lacuna nos cuidados aos pacientes acamados: o momento do banho
Há dois anos, durante o mestrado que fazia na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), ela teve uma ideia: criar um artefato no qual os doentes acamados pudessem tomar um banho mais próximo do real (”banho de verdade, com água”).
A partir disso ela desenvolveu uma maca higienizadora, onde o paciente pode ter um banho quase igual ao que se toma no chuveiro, só que na posição horizontal e com água morna. A maca é construída em aço inox e forrada com colchão coberto por uma espécie de couro sintético que, além de ser impermeável, é resistente e não produz mofo.

As vendas já estão ocorrendo, mas a enfermeira afirma que seu sonho é que o governo valorize o produto para que outros inventores brasileiros possam ter estímulo para colocar ideias inovadoras em prática
Neste ano, a enfermeira-inventora-empresária ganhou dois prêmios (nacional e internacional) na área de inovação e já avisou que possui outros dois produtos hospitalares em fase de desenvolvimento.
Como funciona a maca-chuveiro???

Quer ler mais sobre essa invenção? clique aqui

Quer ler mais sobre enfermagem e empreendedorismo? clique aqui
E aí, você tem alguma ideia escondida na cachola? se arrisca em ser um inventor e mudar o mundo???

Um comentário:

  1. Mente bastante criativa dessa enfermeira, muito interessante. Só falta o governo valorizar.

    ResponderExcluir

Escreve aí...