quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Muito o que comemorar no dia 15/10

Todo mundo sabe que no dia 15/10 comemoramos o Dia do PROFESSOR (oba!!!!)


Você sabe de onde surgiu??? No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos deveriam ter suas escolas de primeiras letras”. 

 Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima, caso tivesse sido cumprida (penamos até hoje!!!)

Mas eu também descobri que se comemora neste dia o Dia Mundial de Lavagem das Mãos

As mãos são o principal veículo de transmissão de microorganismos de um indivíduo para outro. Assim, o simples ato de lavar as mãos de forma correta torna-se a principal medida de controle no desenvolvimento de infecções

Tendo em vista a importância deste ato, foi criado em 2008 o Dia Mundial de Lavagem das Mãos e a idéia é que nesse dia, em mais de 60 países, sejam desenvolvidas atividades que sensibilizem as crianças à higiene das mãos.

Orientação do Passo a passo: 1. Molhe as mãos e passe sabão; 2. Esfregue bem devagar as palmas e costas da mão;  3. Esfregue também entre os dedos e embaixo das unhas; 4. Enxague as mãos;  5. Segue as mãos com uma toalha limpa.

Para o profissional de saúde, o dia escolhido para campanha é o 5 de maio 

Pra quem quiser continuar lendo sobre o assunto, vai aí a dica de um artigo bem legal: Poque lavar ou não as mãos? motivos de um grupo de enfermagem

2 comentários:

  1. Para a nossa queirda Suiane parabéns pelo seu dia,nunca deixe de ser essa pessoa tranparente e maravilhosa.
    Sobre a lavagem das mãos, sabemos a importância por isso não devemos esquecer jamais.
    Marlene

    ResponderExcluir

Escreve aí...