sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Atendimento ao paciente com câncer em até 60 dias?

A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta sexta-feira a lei que estabelece um prazo de até 60 dias para que pacientes com câncer recebam o primeiro tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS).

Esse intervalo de dois meses é contado a partir da confirmação do diagnóstico, e o tratamento pode ser cirurgia, quimioterapia ou radioterapia. A lei  também prevê acesso "gratuito e privilegiado" a analgésicos derivados do ópio (como a morfina) a pacientes que sofram com dores intensas.

Segundo um levantamento publicado pelo Tribunal de Contas da União em outubro de 2011, o tempo médio que o SUS leva para iniciar um tratamento de quimioterapia é de 76,3 dias após o diagnóstico. Na radioterapia, o tempo aumenta para 113,4 dias.


A demora em começar um tratamento contra o câncer é um grande problema pois aumenta a chance de metástase e de morte

E ao pensar sobre isso,me surgiu um questionamento: Apenas decretar a lei resolverá o problema??? Os estados e municípios que não conseguiam ofertar essa terapêutica em tempo hábil não o faziam porquê??? Agora conseguirão fazê-lo??? 

Na minha opinião, a iniciativa é válida, mas o problema não é tão simples assim para ser resolvido com uma caneta e um papel.

O que vocês acham????

2 comentários:

  1. Concordo com você, Sui! Acredito que o problema tem uma base maior. Não é simplesmente a falta de uma lei, é o custo do tratamento e a falta pessoal capacitado para a sua realização aliado ao número cada vez maior de pessoas que vem desenvolvendo a patologia! A lei tentará camuflar o problema mas não o resolverá. Beijos Sui, Saudades! (Malena Barros).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso por aí também, recursos tecnológicos e profissionais capacitados devem ser oferecidos para a Rede do SUS juntamente com a lei.

      Excluir

Escreve aí...