segunda-feira, 5 de novembro de 2012

O internetês


O internetês é uma linguagem surgida em meados do final do século XX em ambientes virtuais, baseada na simplificação, na abreviação ou na supressão de letras em palavras, utilizadas nos enunciados da comunicação interpessoal.


Pra entender um pouco mais do que estou falando, assistam o vídeo abaixo, realizado e produzido pelo Grupo Gestor de Tecnologia da Educação da Unicamp



Por causa das nossas várias horas em frente ao computador, principalmente nas redes sociais, acabamos por usar essas várias expressões (essas aqui do lado), em outros ambientes e contextos....principalmente em documentos formais, incluindo avaliações escolares e prontuários dos pacientes

E, comecei a me questionar como os alunos se sentem diante dessas múltiplas formas de escrita (formais e informais)


O internetês pode entrar na escola? Pode entrar nos serviços de saúde e estar presente em documentos como o prontuário? Enquanto estudante de enfermagem e usuário da internet, como se vê nesse contexto???

Para ajudar nas reflexões, indico duas leituras: qualidade da escrita no prontuário e internetês na escola(pg.80)



29 comentários:

  1. Como estudante de enfermagem sei que as anotações e protuários são importantes para reabilitação do paciente e no atendimento, por isso é necessário está legível. E acho que o internetês, não deveria entrar na escola nem em prontuários e em geral na escrita. Enfim virou moda, vício no mundo virtual e precisamos está nos policiando sempre quanto a escrita de forma clara, objetiva e principalmente correta. Manuelle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manu, saudade!!!! Sobre seu comentário, o internetês virou moda ou faz parte da nossa nova realidade? Quando ela entra na sala de aula há um avanço ou um massacre da nossa língua na sua opinião?

      Excluir
    2. Sui, também estou com saudades...
      Ele faz parte de nossa realidade e quando entra na sala de aula há um massacre da língua portuguesa sim.
      Precisamos as vezes tentar adivinhar o que está escrito.
      Beijos!!!
      Manuelle

      Excluir
  2. Olá Sui, quanto tempo.... O internetês virou moda mesmo, hoje nossa comunicação está muito mais abreviada, como mostra os textos de referência acima. Isso só deveria estar presente nas redes sociais, mas infelizmente está presente não apenas nas escolas e também nossos prontuários, onde deveriam ser escritos de forma não apenas legível mas também clara e de maneira que todos pudessem entender. Quando se coloca uma expressão LOTE, por exemplo em um prontuário, esta pode não ser interpretada como lúcido e orientado em tempo e espaço, portanto esta expressão está presente e em diversas instituições, porém há quem concorde com essas abreviações com justificativa de que tudo é muito corrido e deve sim abreviar, porém discordo disto, pois o prontuário é um documento e este não é apenas lido por profissionais da área que podem alegar que está padronizado pela instituição, e sim um documento que pode ser requisitado por outros profissionais inclusive por familiares que com certeza não conseguirão entender o significado de muitas dessas expressões. Portanto devemos sim estar nos policiando para não cometermos esse erro em tais documentos.E em relação a essa entrada nas escolas devemos também estar alertas para que o internetês não seja substituído pelo português.

    ResponderExcluir
  3. Aproveitando o estágio??? Mas voltando a discussão, o internetês virou moda ou faz parte da nossa nova realidade?
    E sobre a sua última frase: E em relação a essa entrada nas escolas devemos também estar alertas para que o internetês não seja substituído pelo português.Substituído?^Ele não é o português, mas escrito d euma outra forma???

    ResponderExcluir
  4. Claro que o internetês não pode entrar na escola! Muito menos entrar nos serviços de saúde e nos prontuários. Se já é tão difícil entender as letras dos médicos, imagina como seria ter que entender as letras dos médicos e as abreviaturas de vários profissionais diferentes. Há quanto tempo surgiu a "luta" para que a boa e velha gramática permaneça intacta e melhorada com o passar dos tempos? E os projetos para pessoas de várias idades que são analfabetas e/ou que não tem condições financeiras de ter estudo para que surgissem escolas e outras instituições de ensino? Com essa luta toda, não poderiam baixar a guarda e deixar que gírias e abreviaturas inventadas por internautas se inserissem no dia-a-dia da população...população essa que mal sabe o português brasileiro, tanto escrever como falar.
    Enquanto estudante de enfermagem e usuário de internet, o que eu tenho a falar sobre esse contexto é que, NEM na internet eu uso tais abreviaturas...já usei, nos meus 15 anos, e após isso amadureci minhas idéias, concepções, e sei que isso não me levaria a nada. Então, apesar de não ler muito, gosto de treinar a minha escrita e concordância, para que assim, eu possa passar a ter mais gosto pela leitura, o que aconteceu depois que entrei pra faculdade. E lá na frente, poderei fazer a diferença.

    Saudades, Sui!

    Thomás Conceição.

    ResponderExcluir
  5. Oi Thomas, também tô com saudade!Juízo em Salvador!!!Concordo com muita coisa que você escreveu, mas me surgiu uma pergunta: a internet, o mundo virtual, as interações e diálogos online são uma realidade...devemos ignorar o internetês?fingir que el não existe? ou podemos tentar trabalhar com ambas, cada uma em contextos diferentes?bjs

    ResponderExcluir
  6. É isso, Sui, ignorar a gente não pode, até porque não conseguiríamos, mas dá pra encaixar cada um em um contexto diferente, e não deixar que ultrapassem seus limites.

    ps. quem mais tem juízo sou eu! rsrs
    bjuu

    Thomás Conceição

    ResponderExcluir
  7. A Internet hoje é intensamente disseminada em todo o mundo e a escrita vem a cada dia mais utilizando de artifícios tecnológicos dos computadores para criar circunstâncias condizentes com o mundo atual. Embora essa interconexão digital da tecnologia moderna nos aponte para o aparecimento de novas linguagens, essa nova comunicação (internetês) não carece então, tornar-se um vício de linguagem, pois pode assim, fortificar uma pobreza lingüística e uma regressão a Língua Portuguesa interferindo nas técnicas portuguesas. Enfim, entendo que a variedade da língua empregada na comunicação em ambientes virtuais não pode se taxada como progresso ou retrocesso, mas que talvez possam assim existir regras e conhecimento em que o internauta possa apreciar e saber “onde, como e quando” utilizá-las. Portanto, compreendo que o uso dos “internetês” na escola deve suceder-se de maneira bastante restrita, pois esta diversidade de línguas interfere no aprendizado correto da língua portuguesa, assim como um vício de linguagem ou um massacre a nossa língua. Deste modo, entendo o prontuário como um documento de serviço em saúde onde o relato do paciente deve ser transcrito de maneira clara e objetiva e sem decodificações de palavras, pois este é um processo de reabilitação ao estado clínico do paciente, onde não devemos simplificar palavras e/ou tentar decifrá-las, pois pode assim implicar em ações errôneas.

    ADRIANA AMARAL.

    A

    ResponderExcluir
  8. Oi DRI, essa frase que você usou: "entendo que a variedade da língua empregada na comunicação em ambientes virtuais não pode se taxada como progresso ou retrocesso (...)" é do texto de Elisangela Mercado que eu indiquei...você poderia me explicar melhor o que vc compreendeu dela?

    ResponderExcluir
  9. Oi SUI, o internêtes deveria ser usado só nas redes sociais, pois dificulta o nosso entendimento, em nossa área de saúde à forma de abreviações deve ser observadas com bastante cuidado, por exemplo, em prontuário a escrita deve ser muito clara para que não haja erro de interpretação, pois ali esta a vida de nossos pacientes e um erro pode ser fatal. Não concordo com essa forma de expressão, pois vem a dificultar o nosso português e acho que não deve ser empregada nas escolas. A internet e um meio de comunicação de grande referencial mais deve ser usada de forma muito clara, para nos estudantes, e todos os visitantes.
    Marlene



    ResponderExcluir
  10. Sabemos que o internetês é um neologismo utilizado no meio virtual, usado com maior frequência por adolescentes que passam horas em frente do computador. A meu ver essa nova adaptação da língua portuguesa não pode entrar na escola nem nos serviços de saúde. Nas escolas eu não acho correto pelo fato dessa nova “linguagem” formadas por siglas e abreviações diminuir a importância da nossa língua portuguesa, sendo esta tão rica e valorizada .Já nos serviços de saúde creio que é mais complicado ainda, pois nem todas as pessoas que tem acesso aos prontuários por exemplo estão incluídas nesse novo mundo ( virtual),então fica de difícil compreensão ,podendo até colocar a vida de um paciente em risco ,pois, por não compreender o significado da abreviação ou sigla pode não fazer o tratamento ou atendimento correto. Diante disso ,devemos sempre nos policiar para não cometer esses erros, sabendo diferenciar os ambientes ,ou seja, internetês deve ser usado numa conversa informal ,com amigos, e nunca ser inseridos nas escolas, nos prontuários ou ambientes hospitalares ,isso porque essas “gírias’ são entendidas apenas pelas pessoas que acessam a rede social.

    Débora Almeida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Débora, o que é esse neologismo pra você? pode explicar melhor???

      Excluir

    2. Oi pró, pra mim neologismo é a diminuição de uma palavra já existente para formação de outra,sendo esta uma abreviação ou sigla tendo o mesmo significado,como o próprio nome já diz Neologismo -NEO = novo.Um exemplo é a palavra beleza que no meio virtual se transforma em "BLZ".

      Beijos!

      Débora Almeida

      Excluir
  11. Oi SUI...Verdade...é sim...deveria ter usado como citação; Mas entendo que essa nova diversidade de comunicação – as “internetês” não pode ser considerada como um avanço em nossa Língua Portuguesa pois compreendo que seja uma maneira rápida de comunicar-se a depender das circunstâncias a serem utilizadas; e quanto ao retrocesso creio que essa maneira de diálogo não vá estar destruindo todo o nosso aparato de técnicas portuguesas se forem utilizadas a depender do ambiente e de todo um contexto, ou seja, empregadas de maneira a saber “onde , como e quando” serem aplicadas.

    ADRIANA AMARAL.

    ResponderExcluir
  12. A internet hoje é de fundamental importancia para a resolução de muitos dos problemas que enfrentamos no nosso cotidiano.A mania ou até vicio de escrever abreviado em conversa por msn,faceboock e etc,acaba adotando essa forma de escrita e implantando em seu ambiente de trabalho.Nos meus estagios eu pude observar bem essa forma de escrita nos prontuarios,o qual dificultou muito a interpretação do que estava escrito,não só pela abreviatura mas tambem pela caligrafia.Sinceramente é preciso que os profissionais de saude se atente mas para essa questão porque é a vida dos outros que estão em jogo, uma medicação escrita errrada ,um aprazamento feito de qualquer jeito.A pressa ,a preguiça, o cansaço ou qualquer outro motivo pode prejudicar tanto o profissional e mas ainda o paciente que esta ali entregue nas mãos desses meros profissionais. (Kamilla Costa)

    ResponderExcluir
  13. Nilton O uso constante da escrita dentro das normas gramaticais é de fundamental importância para o processo de formação do estudante de enfermagem, essa prática ajuda no combate aos vícios tanto da escrita quanto da oralidade, é preciso entender que a internete é um meio rápido de informação e comunicação, não siguinificando dessa forma que para isso seja necessário o uso da supressão de letras e palavras.
    A utilização de ferramentas da internete no processo ensino aprendizado pelo estudante de enfermagem favorece e enriquece sua prática profissional, no entanto seu uso não deve influenciar de forma negativa na sua escrita, principalmente no que diz respeito à evolução de enfermagem, a qual o padrão e normas linguísticas já sofrem tantas alterações, por algumas delas não estarem compatível ou de acordo com as normas ortográficas, e com isso, ficando a escrita da evolução incompatível com a compreensão da equipe de enfermagem.

    ResponderExcluir
  14. Nilton O uso constante da escrita dentro das normas gramaticais é de fundamental importância para o processo de formação do estudante de enfermagem, essa prática ajuda no combate aos vícios tanto da escrita quanto da oralidade, é preciso entender que a internete é um meio rápido de informação e comunicação, não siguinificando dessa forma que para isso seja necessário o uso da supressão de letras e palavras.
    A utilização de ferramentas da internete no processo ensino aprendizado pelo estudante de enfermagem favorece e enriquece sua prática profissional, no entanto seu uso não deve influenciar de forma negativa na sua escrita, principalmente no que diz respeito à evolução de enfermagem, a qual o padrão e normas linguísticas já sofrem tantas alterações, por algumas delas não estarem compatível ou de acordo com as normas ortográficas, e com isso, ficando a escrita da evolução incompatível com a compreensão da equipe de enfermagem.

    ResponderExcluir
  15. O uso constante da escrita dentro das normas gramaticais é de fundamental importância para o processo de formação do estudante de enfermagem, essa prática ajuda no combate aos vícios tanto da escrita quanto da oralidade, é preciso entender que a internete é um meio rápido de informação e comunicação, não siguinificando dessa forma que para isso seja necessário o uso da supressão de letras e palavras.
    A utilização de ferramentas da internete no processo ensino aprendizado pelo estudante de enfermagem favorece e enriquece sua prática profissional, no entanto seu uso não deve influenciar de forma negativa na sua escrita, principalmente no que diz respeito à evolução de enfermagem, a qual o padrão e normas linguísticas já sofrem tantas alterações, por algumas delas não estarem compatível ou de acordo com as normas ortográficas, e com isso, ficando a escrita da evolução incompatível com a compreensão da equipe de enfermagem.

    ResponderExcluir
  16. Hoje é muito comum se ver aberrações escritas em prontuários não só as abreviações inventadas para economizar tempo e espaço mas a caligrafia de péssima qualidade dos profissionais que vemos por ai .A mania de escrever abreviado nas conversas por msn ou faceboock se torna vicio de escrita que acaba levando para o setor de trabalho.Por não ter um órgão que fiscalize os prontuários em muitas das instituições que existe principalmente as públicas a coisa rola solta e quem fica a mercê das consequências que isso pode levar é os pacientes.(Kamilla Costa)

    ResponderExcluir
  17. A partir das leituras realizadas, percebe-se que é uma prática rotineira e que ao mesmo tempo é complexa o internetês no âmbito escolar e no hospitalar, especialmente no que defere registos de enfermagem , apesar que os dois ambientes necessitem de uma educação continuada para os profissionais incluindo todo o processo de modernização e atualização, mas entendo que cada área tem sua peculiaridade , finalidade e objetivo distinto, o que diferencia o internetês como prática do seu cotidiano.
    A assistência de enfermagem prestada ao paciente deve ser qualificada, e os seus registros são de enorme importância, tanto para a instituição, como para o andamento da assistência que irá ser prestada, como também para a segura do paciente próprio paciente, afinal é utilizado se necessário para fins jurídicos. Então não é faz possível fazer registros em prontuário com a minimização de palavras, de texto e até ausência de pontos gráficos que mudam o sentido de palavras, embora existem fatores que contribuem para esta prática, como, a imensa demanda de trabalho e inúmeras atribuições que o enfermeiro em especial deve cumprir e o costume hábito da expressão em rede sociais e entre outros. Mediante a importância de uma estruturação formal para o oferecimento do atendimento dinâmico, é necessário uma formação atualizada para os futuros profissionais, mas dentro cumprimento das normas de protocolo, para segurança de ambos que então envolvidos na processo paciente e cuidador.Qênia Laís

    ResponderExcluir
  18. O internetês hoje é de fundamental importância e virou moda em nossa vida,acabou sendo a forma mais facíl de comunicação com isto surgindo as abreviações, o texto citado acima fala que só deveria ser usado nas redes socias mais discordo, com acesso o internetês alguns problemas são resolvidos muito rápido, não devemos atribuir alguns vícios como as abreviaçôes pois elas dificultam o nosso entendimento, e da outra pessoa que irá ler do outro lado.E em prontuário não deve ocorre abreviações de jeito algum pois é a vida do outro que está em risco, e qualquer entendimento errado pode acabar com a vida de um paciente, e quanto o internetês na escola não deve ser aplicado porque é um meio mais facíl de comunicar-se.
    Milena pereira

    ResponderExcluir
  19. Oi Sui,essa variedade de linguagem até me confunde, para garantir a agilidade nos bate-papos na internet se faz necessário realmente essa linguagem fracionada vista nas redes sociais,porém precisamos estar atentos com o vício que possamos vir a ter usando esta linguagem em locais inadequados como na escola, em documentos e como mencionado por você no prontuário do paciente, visto que é um documento que salva ou tira a vida do paciente de acordo com seu uso, devendo ter suas informações claras e objetivas para facilitar o entendimento do próximo profissional a lê-lo. Já são usadas siglas que nem sempre são bem compreendidas, como por exemplo em estágio vi alguns prontuários com registros que precisei de ajuda para interpretar, imagine se começa-se usar o internetês nos prontuários? Certamente nem todos compreenderão e isso pode vir a trazer muito prejuízo aos pacientes devido ao subentendimento dos fatos, visto que os prontuários já são mal registrados faltando informações indispensáveis como já citado no texto lido, siglas usadas com o intuito de agilizar o serviço mas que podem ser confundidas. Acho que prontuário é um documento importante tal qual a cédula de identidade, esta não pode conter erro assim como o prontuário também não, e por mais que isso implique em perder alguns minutos devemos nos lembrar que podemos ganhar o bem estar do paciente e um atendimento de qualidade.
    Joelma.

    ResponderExcluir
  20. O internetês, linguagem peculiar dos jovens na internet, tem influência direta em locais onde ela não é apropriada, como é o caso da escola evidenciando um descaso as normas gramaticais da Língua Portuguesa, que porventura modifica a oralidade e a escrita correta e acabam adentram todos os meios sociais, inclusive os registros de enfermagem nos prontuários, quando se encontra uma enchente de informações incompletas e abreviações que podem ter duplicidade de sentido e trazer interpretações erradas do que está acontecendo com o paciente.

    ResponderExcluir
  21. O internetês faz parte da nossa vida, virou moda porque, na maioria das vezes é a forma mais fácil de comunicação por este motivo, todos optam por este meio, é rápido, o texto fala que o internetês só deveria ser usada nas redes sócias mais discordo pois é um meio de grande utilidade para todos nós, quanto as abreviações deveria para de existir pois elas dificultam um entendimento claro.Enquanto os prontuários as anotações nele escrita deve ser de uma forma bem clara e legível pois ele passa pela mão de vários profissionais e um entendimento errado pode acabar com á vida de um paciente, algumas abreviações vem até mesmo dificultar a língua portuguesa por este motivo não deve ser empregado o internetês na escola.
    Milena pereira

    ResponderExcluir
  22. Na era em estamos vivendo cada vez a mais estamos envolvidos no cyber espaço e para nos comunicarmos nele precisamos ter o mínimo de domínio possível de seus códigos, signos e símbolos para não ficarmos ´´desconectados``. No entanto antes da Revolução Tecnológica não víamos na escrita escolar os vícios da escrita informal e abreviações do mundo virtual que são utilizadas em meio as salas de bate- papo ao longo de uma conversa coloquial , e os mesmos que escrevem desta forma quando se deparam com a escrita escolar - a qual pede a utilização das regras gramaticais - acabam levando o internetês para a escrita o que ao meu ver tem levado a banalização da escrita formal e aos erros ortográficos quando ´´forçados a escrita correta`` .Acredito que tanto na no meio escolar quanto do campo da Enfermagem essa linguagem de signos, códigos e abreviações- usualmente utilizada nas salas virtuais - para quem recebe a mensagem pode ser mal interpretada levando a erros de correção, e a erros ou a falta de assistência correta ao paciente .
    No meio escolar podemos passar um traço , colocar uma interrogação no que não entendemos , em quanto que no campo da enfermagem uma escrita mal interpretada , inelegível pode levar a erros assistenciais que podem ser de grande importância ao paciente ,e que podem levar o mesmo a óbito . Devemos saber dividir os espaços e usar os termos adequados para cada um deles , e não deixar que a linguagem virtual interfira na nossa rotina de Estagiários e futuros Enfermeiros.

    Fátima Dias

    ResponderExcluir
  23. A internetês esta presente no âmbito escolar e hospitalar na vida de muitas pessoas. Na escola a internetês deveria ser de forma bastante restrita para que não pudesse interferir no aprendizado correto das palavras, e no hospital no que se refere aos registros de enfermagem, percebe numerosas incorreções gramaticais impressos nos prontuários que muitas vezes isso pode ser motivo de críticas, omissões e equívocos. É comum haver nos prontuários erros gramaticais, desordem na sequência das anotações, falta de carimbo, de sinais vitais, sobretudo temperatura, pulso e respiração. O uso inadequado e abusivo de reduções de palavras e siglas poderá ocasionar, em relação a muitos profissionais de enfermagem, justo constrangimento e falta compreensão.
    Sendo assim como futuros profissionais de enfermagem devemos desenvolver uma linguagem clara, sem códigos pessoais, sem excesso de siglas, sem abreviaturas desconhecidas e nos prontuários é obrigatória a legibilidade da letra do profissional que atendeu o paciente. (Jéssica Pereira)

    ResponderExcluir
  24. A internetês esta presente no âmbito escolar e hospitalar na vida de muitas pessoas. Na escola a internetês deveria ser de forma bastante restrita para que não pudesse interferir no aprendizado correto das palavras, e no hospital no que se refere aos registros de enfermagem, percebe numerosas incorreções gramaticais impressos nos prontuários que muitas vezes isso pode ser motivo de críticas, omissões e equívocos. É comum haver nos prontuários erros gramaticais, desordem na sequência das anotações, falta de carimbo, de sinais vitais, sobretudo temperatura, pulso e respiração. O uso inadequado e abusivo de reduções de palavras e siglas poderá ocasionar, em relação a muitos profissionais de enfermagem, justo constrangimento e falta compreensão.
    Sendo assim como futuros profissionais de enfermagem devemos desenvolver uma linguagem clara, sem códigos pessoais, sem excesso de siglas, sem abreviaturas desconhecidas e nos prontuários é obrigatória a legibilidade da letra do profissional que atendeu o paciente. (Jéssica Pereira)

    ResponderExcluir

  25. Na escola nos últimos anos podemos observar que é comum e notória a fora gramática com que os alunos se comunicam perante seus amigos em salas de bate papo e até mesmo em mensagens de celular e bilhetes escritos por estes alunos. A linguagem formal deixado de ser utilizada na forma da escrita sendo esta notória pelos professores.
    A decorrer dos anos internetês faz parte do nosso cotidiano, sendo cada dia evidenciado nas redes sociais, na escola e também está presente na escrita das pessoas no dia a dia. Devido a estes vicio na escrita podemos identificar que as pessoas estão desaprendendo ou até mesmo algumas não sabem escrever corretamente devido às abreviações tornando isso um fator a ser discutido perante a sociedade.
    E sendo assim, havendo uma interferência e uma comunicação frente aos prontuários de enfermagem sendo estes sendo redigidos com caligráfica e letras cursivas de difícil leitura e interpretação por conta das abreviações, levando as pessoas a interpretações incorretas e trocadas.
    Na área de saúde é imprescindível a escrita correta e legível, podemos observar algumas dificuldades junto a isso, pelo fato de encontrarmos siglas diferentes e difícil de ser identificada. A disponibilidade das ferramentas da internet é um objeto de importância devido a questões que sua utilização e enriquecimento para os usuários. Os registros de enfermagem são de grande valia para um atendimento de maneira qualificada e coerente facilitando a assistência tanto para a equipe quanto para as pessoas que poderá vir usar as anotações e registros feitos.
    A internet é um meio de comunicação de grande importância no cotidiano sendo está, um instrumento que será cada dia, mas rotineira isso estreitando as relações interpessoais e comunicativas entre a sociedade. Enquanto a ser estudante de enfermagem e usuário da internet, fico extremamente chocada quando converso com as pessoas na internet e elas vem com as abreviações e erros na escrita de palavras que usamos no nosso cotidiano e que as pessoas não sabem escrever. Por isso faço questão de escrever a palavra por completo para facilitar a leitura, e proporcionar um entendimento da pessoa que ira vir a ler as anotações/digitações feita por mim. Gosto muito de ler e escreve e isso é importante para ter uma escrita adequada e com concordâncias corretas, se não sei alguma palavra vou à busca do dicionário para manter-me informada e tirar minhas dúvidas.

    Juliana Fonseca





    ResponderExcluir

Escreve aí...