domingo, 25 de novembro de 2012

Doenças cardiovasculares

As Doenças Cardiovasculares (DCV) são doenças que afetam o  coração ou os vasos sanguíneos, prejudicando o funcionamento da circulação. 

Não há uma única causa para as DCV, pois existem vários fatores que podem aumentar a probabilidade de sua ocorrência, chamados fatores de risco cardiovasculares.

 Muitos desses fatores são próprios da pessoa como, por exemplo, a herança genética e a idade (riscos não modificáveis).  Porém, outros fatores estão relacionados ao estilo de vida adotado pelo indivíduo (riscos modificáveis), como a alimentação rica em gorduras, a obesidade, o sedentarismo, o tabagismo e o estresse.

As principais DCV que atingem a população são o infarto agudo do miocárdio (IAM) e o acidente vascular cerebral (AVC ou derrame).

Já falamos sobre esse assunto num post onde você pode calcular seu índice de risco para doença coronariana

A partir dessas discussões iniciadas durante a aula de Saúde do Adulto, duas equipes saíram a campo para pesquisar sobre a "Presença de fatores de risco para DCV em uma população leiga" (equipe: Érica, Jéssica, Marinalva, Norma, Roselita) e sobre o "Conhecimento sobre os riscos para IAM e seus sinais e sintomas" (equipe: Camila, Maria Auxiliadora, Nívia, Sintia, Thomás)

Ambas as pesquisas entrevistaram moradores do Recôncavo Baiano, desde adolescentes até idosos, a maioria mulheres.

Na primeira pesquisa constatou-se que 33% dos entrevistados possuem histórico familiar de doença cardíaca, 60% são sedentários, 13% são hipertensos, 4% diabéticos, 8% tabagistas, 27% possuem dislipidemia, 44% possuem Índice de Massa Corporal (IMC) acima do normal. Com relação a circunferência abdominal, 49% da mulheres e 17% dos homens também encontravam-se com medidas elevadas.

Na segunda pesquisa, 100% dos entrevistados informaram a hipertensão como fator de risco para DCV, 51% apontaram a diabetes, 87% o tabagismo e colesterol, 81% o sedentarismo, 44% a obesidade, 75% o estresse.

Sobre os sinais e sintomas, apontaram: 98% dor no peito, 81% sensação de pressão no peito, 85% pressão elevada, 77% taquicardia, 49% tontura, 24% náuseas e vômitos, 24% sudorese.

Diante desses resultados, percebemos que a população vem acumulando fatores de risco para DCV aumentando a probabilidade de doenças de alta morbimortalidade, como o IAM e o AVC. Por isso se faz importante o trabalho de disseminação do conhecimento e busca pela conscientização da população, para aumentar a autonomia das pessoas em cuidar da sua própria saúde, melhorando sua qualidade de vida e diminuindo a sobrecarga no sistema de saúde.




Um comentário:

Escreve aí...