segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Café Científico aborda transformações no organismo celular

O Café Científico Salvador, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS), pela Livraria Multicampi e pela Biblioteca Pública do Estado da Bahia, continua neste mês de novembro com a palestra, seguida de debate, sobre o tema “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma: uma visão celular", a cargo da pesquisadora Valéria Matos Borges (Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz, Fundação Oswaldo Cruz). 

O encontro está marcado para o dia 22 de novembro, às 18h, na Sala Katia Mattoso da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Biblioteca dos Barris, Rua General Labatut, 27, Barris, Salvador-BA)

A célebre frase de Antoine-Laurent de Lavoisier, "na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, se adequa muito bem à visão celular do evento conhecido como apoptose, um dos principais tipos de morte celular programada com importantes implicações na homeostasia e desenvolvimento. 

Por ser um evento chave para o organismo e altamente controlado, distúrbios em sua regulação, como o excesso ou a insuficiência de apoptose, muitas vezes estão implicados no aparecimento de doenças autoimunes, neurodegenerativas, câncer, entre outros. Além disso, a remoção de células mortas no organismo constitui um mecanismo vital nos mecanismos de defesa do hospedeiro e na modulação da resposta inflamatória.

A apresentação desse tema no Café Científico discutirá como nada se perde com a morte celular e como tudo se transforma durante esse intrigante fenômeno biológico.


Para ler mais:
Livro texto: Alberts, B.; Bray, A.; Johnson, A.; Lewis, J.; Raff, M.; Roberts, K. & Walter, P. Biologia Molecular da Célula. 5ª ed. Editora ArtMed, 2010.

Maria de Fátima Horta e John Ding-E Young. Apoptose: Quando a Célula Programa a Própria Morte. Ciência Hoje (150) Jun/1999.


Eu vou tentar ir...alguém mais????

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreve aí...