sábado, 10 de novembro de 2012

Estudantes de enfermagem e o conhecimento sobre AVC

Em 2011, foram realizadas 179 mil internações por AVC (isquêmico e hemorrágico). Nos últimos dez anos, a taxa caiu de 27,3 para 18,4 mortes para cada 100 mil habitantes, o que representa uma redução média anual de 3,2%. Em 2010, foram registrados 33.369 óbitos na faixa etária até os 70 anos.

Para reduzir ainda mais os índices de AVC, este ano o Ministério da Saúde ampliou a assistência no Sistema Único de Saúde às vitimas de AVC. Entre as novidades, está a incorporação do trombolítico alteplase e a reestruturação dos serviços para tratamento e assistência.
Aplicado até quatro horas e meia depois dos primeiros sintomas, o alteplase diminui em 30% o risco de sequelas do AVC, isso significa a recuperação do quadro neurológico de mais pacientes comparando com aqueles que não recebem o tratamento com o medicamento. Além de reduzir em 18% a mortalidade.
Hoje vou postar sobre mais uma das pesquisas feitas pelos meus alunos....dessa vez foi investigado o conhecimento de alunos de enfermagem sobre o AVC

A equipe foi composta por Ana Paula Loiola, Diana, Juliana, Maria de Fátima, Poliana e Taíse Nogueira.


Foram entrevistados 26 alunos do sexto semestre do curso de bacharelado em enfermagem de uma instituição privada de ensino , nos meses de agosto e setembro de 2012

Da amostra estudada, 76,4% eram do sexo feminino e tinham faixa etária entre 20 e 40 anos. 42% deles já haviam convivido com o AVC na sua família.

Sobre os fatores de risco para desenvolver o AVC, 73% apontaram o envelhecimento, 100% colesterol elevado, 81% diabetes mellitus, 100% hipertensão arterial,  42% raça negra, 85% obesidade, 54% hereditariedade, 81% sedentarismo.


Com relação a sintomatologia, 88% apostaram a afasia, 100% disartria, 85% perda dos movimentos, 77% desvio de comissura labial, 50% parestesia, 81% cefaléia, 85% tontura, 35% vômito.

Os estudantes precisam estar bem informados sobre a doença e sobre a sua atuação no pronto atendimento desses pacientes a fim de contribuir significativamente para a redução do dano neurológico.

3 comentários:

  1. Post interessante, me esclareceu mtas dúvidas...


    blogdabiane.com.br

    ResponderExcluir
  2. OI SUI. ADOREI A POSTAGEM DO TRABALHO DAS COLEGAS QUE ABORDA O TEMA AVC. NÓS ESTUDADANTES, TEMOS QUE APROVEITAR O INCENTIVO À LEITURA. MUITAS DÚVIDAS FORAM ESCLARECIDAS. MAIS UMA VEZ OBRIGADA. MESMO COM O TEMPO CORRIDO, VALE APENA LER SUAS POSTAGENS. BEIJOS MARINALVA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tempo é sempre corrido Mari, e usar o blog na disciplina tem como um dos objetivos utilizar melhor esse nosso pouco tempo pra conversarmos e construirmos conhecimentos juntos..bjs

      Excluir

Escreve aí...